Domingo, 28 de Abril de 2024
0 5
:
4 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

16/12/2021 - 15:10 | Atualizada em 17/12/2021 - 15:50

Deputados aprovam RGA de 7% a servidores e comissionados

A proposta agora, vai à sanção do governador e, caso seja sancionado, passa a valer já em janeiro de 2022.

Giro Conti

Da Redação

Foi aprovado em primeira e segunda votação o Projeto de Lei n° 1218/2021, que determina o valor pago da Revisão Geral Anual em 7% para os servidores públicos estaduais, o projeto também passa a incluir servidores comissionados. A proposta agora, vai à sanção do governador e, caso seja sancionado, passa a valer já em janeiro de 2022.

Durante a votação, o deputado Lúdio Cabral apresentou duas emendas uma delas pedindo o aumento da RGA para 11,05% e outra pedindo que fosse suprimido o artigo 4º do PL, que cria o reajuste para os cargos comissionados nos mesmos percentuais de reajuste aplicados aos cargos públicos efetivos de 2015 a 2018.

"O governador faz maldade contra os servidores e tenta passar como se fosse bondade. As perdas acumuladas nos salários dos servidores nos últimos quatro anos são de 21%. Conceder uma RGA de 7% significa ampliar a perda para 27,4% em 2022, considerando a inflação deste ano", disse Lúdio.

O parlamentar destacou que RGA não é aumento salarial, mas sim reposição de perdas salariais causadas pela inflação. A correção de 11,07% proposta por Lúdio considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre novembro de 2020 e outubro de 2021.

O deputado da base do governo, Eduardo Botelho (DEM) rebateu o colega afirmando que o governo estava fazendo uma correção no valor. 

“Não será dado retroativo, é o salário daqui para frente. É fazer justiça com quem assume uma responsabilidade muito grande”, disse.

Ele também afirmou que não seria possível pagar 11,5% de RGA, mas que o crescimento natural da folha de pagamento (4% com as progressões de carreira) somado ao RGA de 7% já chegaria a este valor. As duas emendas de Lúdio foram rejeitadas e o projeto foi aprovado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet