Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
0 2
:
5 1
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

13/12/2021 - 08:42 | Atualizada em 13/12/2021 - 15:38

Vacinação em Cuiabá

Polo de vacinação da ALMT encerra atividades

Giro Conti

Vacinação em Cuiabá

Foto: Reprodução

Da Redação

A Central de Vacinação montada no estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) encerrou as as atividades na sexta-feira (10). Ao todo, 118.810 pessoas foram vacinadas no espaço. Resultado de uma parceria com a prefeitura de Cuiabá, o polo inaugurado em abril deste ano, funcionou por pouco mais de sete meses em horários estendidos, permitindo maior flexibilidade para que o cidadão se vacinasse. 

“Encerramos os atendimentos desse posto com a certeza de que entregamos um importante resultado para acelerar o processo de imunização e diminuir o número de óbitos”, afirmou o presidente do Legislativo, deputado Max Russi (PSB). Ele destacou que o posto da ALMT foi de fundamental importância e concentrou grande parte da imunização contra a Covid-19 em Cuiabá.

Com uma estrutura completa para atendimento e uma equipe integrada por servidores da Prefeitura de Cuiabá e do Legislativo estadual, o polo de vacinação da sede da Assembleia Legislativa chegou a atender mais de 1800 pessoas num único dia. 

“Só do Parlamento, ao todo vinte e cinco profissionais da Supervisão de Qualidade de Vida da Assembleia (Qualivida) compunham a equipe de trabalho, inclusive médicos e enfermeiros. Todos foram capacitados para o trabalho”, explicou a gerente de Saúde e Assistência do Legislativo, Ivana Mara Mattos. “Temos muito orgulho de ter feito dessa iniciativa, de ir para linha de frente e contribuir para salvar muitas vidas”, afirmou.

“A Assembleia Legislativa foi extremamente importante para a campanha e contribuiu muito para acelerar a imunização em Cuiabá”, avaliou Virgínia Moraes, coordenadora da central. “A estrutura, a organização e o apoio dos profissionais da Casa foram essenciais para atender a população de forma ágil e humanizada. Encerramos o trabalho com muito orgulho dos resultados”, avaliou.

Max Russi também destacou parabenizou as equipes pela dedicação e empenho.  “Agradeço aos profissionais e, em especial aos servidores da ALMT que participaram dos trabalhos aqui nesse posto, que prestou um grande serviço no controle do coronavirus”.

O presidente ressaltou ainda o empenho do Parlamento em ajudar no combate a pandemia da Covid 19, que contribuiu com recursos, estrutura, materiais e servidores na implantação de postos de vacinação. Ao todo foram cinco, instalados pela Assembleia em parceria com as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Rondonópolis.

“É importante lembrar que a pandemia não acabou, que a campanha continua e que a vacina salva”, afirmou Max Russi, ao defender a importância da população continuar seguindo os cronogramas de reforço na imunização para evitar o alastramento de novas variantes. “Sem a vacinação nós não vamos sair da pandemia”, defendeu.

Descentralização da vacinação

Com o fechamento do posto da Assembleia Legislativa, do Senai Porto e do Sesi Papa, a campanha de vacinação continuará a ser realizada no drive thru da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no auditório da Universidade de Cuiabá (Unic) e em outras 21 unidades de saúde que podem ser consultadas aqui. A perspectiva é ampliar até chegar a 35 unidades.

Todas as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 4 meses (120 dias) poderão receber a dose de reforço. Ela pode ser aplicada em qualquer unidade de saúde, não precisa de agendamento e o imunizante para todos é Pfizer.

Para tomar a segunda dose também não precisa de agendamento. Já para quem ainda vai tomar a primeira dose, é preciso fazer o cadastro no site antes de ir ao posto.

No caso de extravio ou perda do cartão, é possível emitir uma segunda via nas unidades de saúde, de acordo com as informações disponíveis no sistema.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet