Domingo, 28 de Abril de 2024
2 2
:
2 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Jurídico

13/05/2021 - 14:37

Família pedirá indenização e culpa decreto de Bolsonaro por morte

A informação consta na entrevista que o advogado Hélio Nishiyama deu ao Podcast da Globoplay "À Mão Armada".

Giro Conti

Família pedirá indenização e culpa decreto de Bolsonaro por morte

Foto: Reprodução

Por Gazeta Digital

A família da adolescente Isabele Guimarães, que morreu após receber um tiro no rosto de sua melhor amiga em julho do ano passado no condomínio Alphaville em  Cuiabá, entrará com uma ação de indenização contra o Estado brasileiro. A informação consta na entrevista que o advogado Hélio Nishiyama deu ao Podcast da Globoplay "À Mão Armada".

O Podcast com 5 episódios é apresentado pela repórter Sônia Bridi e investiga as motivações e as consequências dessa política armamentista.  Na entrevista, Nishiama diz que o decreto do presidente Jair Bolsonaro de 2019, que estabelece regras sobre armas e munições por caçadores, colecionadores e atiradores, e que autorizou a prática de tiro de pessoas com mais de 14 anos sem a necessidade de uma autorização judicial, é que causou a morte de Isabele.  

"A República Federativa do Brasil, ela se mostrou omissa na proteção juventude brasileira. É o contexto, o plano de fundo jurídico da morte da 'Bele', foi a prática esportiva de disparo de arma de fogo, prática de tiro, por menores. Então, quando se fala que não havia nada de errado com os lábios daquela família, essa premissa ela adota como referência legal um ato presidencial que permitiu que esses adolescentes tivessem prematuramente acesso à arma de fogo", disse o advogado no 3º episódio denominado "Caso Isabele: brincando com fogo" e que tem 1 hora e 2 minutos.  

De acordo com o decreto 9.846/2019, os adolescentes só poderão manusear armas em locais autorizados pelo Comando do Exército. "Poderá ser feita com a utilização de arma de fogo da agremiação ou do responsável legal, quando o menor estiver por este acompanhado", diz trecho do artigo 7º.  

A menor que foi responsável pelo disparo está cumprindo medida socioeducativa  no Complexo Pomeri desde janeiro deste ano, após ser atuada por ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, e qualificado. A internação é de 3 anos que pode ser revista e atualizada a cada 6 meses.    

Já os pais da menor, Gaby e Marcelo Cestari foram denunciados pela prática do crime de homicídio culposo, fraude processual, corrupção de menores e crimes do sistema nacional de armas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet