Sábado, 27 de Abril de 2024
2 1
:
4 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

01/11/2022 - 09:33

Mais de 1,2 mil crianças da rede municipal participam das apresentações da peça: O Reino Sustentável de Oz

Giro Conti

Mais de 1,2 mil crianças da rede municipal participam das apresentações da peça: O Reino Sustentável de Oz

Foto: Wheverton Barros – Gcom

Da Assessoria

Mais de 1,2 mil crianças de 7 a 14 anos da rede municipal de Educação participaram das três apresentações da peça teatral: “O Reino sustentável de Oz”, uma adaptação do conto clássico “O Mágico de Oz”, que foi encenada no auditório do CSU - Pe. Lothar na Vila Operária, pelo grupo teatral Mercúrio Cultural de Campinas-SP.

Segundo o produtor e diretor da peça, Bruno Ferian, as apresentações do espetáculo teatral infantil que tem a duração de 50 minutos, abordam questões temáticas como: meio ambiente, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, mas tudo isso contado de uma forma lúdica, engraçada e divertida.

Segundo o diretor, os personagens da história sofrem com problemas ambientais causados no “Mundo Centrado de Oz”, onde a personagem ‘Clara’ que vive no nosso mundo, é teletransportada para o Reino de Oz e tenta ajudar os personagens do conto clássico a encontrar uma solução para que o mundo volte a ser sustentável.

Bruno explica que o espetáculo foi criado em Campinas-SP em 2019, e desde a sua estreia, vem sendo realizado/patrocinado através de leis de incentivo estaduais e federais como a Lei Ruanet.

Porém, aqui em Rondonópolis o patrocinador foi a empresa Cofco INT, uma empresa do ramo de alimentos, que em parceria com as secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente e de Promoção e Assistência Social (Sempras), utilizaram o espaço público CSU Pe. Lothar, para as apresentações e onde as mais de 1,2 mil crianças da rede municipal se divertiram assistindo o espetáculo que além de entreter, informar e ensinar a criançada, despertou-as para a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.

O secretário de cultura, Pedro Augusto de Araújo, falou da parceria e da importância de trazer um espetáculo temático de teatro infantil como este, onde muitas crianças estão tendo a oportunidade de assistir pela primeira vez a uma peça de teatro, e interagir com os personagens, despertando uma consciência ambiental ao participar de um debate lúdico com temas alusivos a questões socioambientais atuais.

Pedro falou da parceria de transversalidade entre as secretarias, onde cada pasta contribuiu de alguma forma para a realização do evento e cita a Semma, que distribuiu mudas de árvores frutíferas aos participantes. 

O secretário destacou a natureza diferenciada do espetáculo que, altera um pouco a realidade da criançada que ultimamente concentra as suas atividades lúdicas e de diversão nos celulares e na internet. “Então, um espetáculo de teatro com interações ao vivo como esse, desperta o sonho a fantasia e faz com que a criança interaja com os personagens e aprenda se divertindo”, explicou.

Segundo Pedro, o teatro tem essa magia de contar uma história ao vivo, com toda uma sonorização musical e incidental e com os movimentos e interação dos artistas que envolvem a plateia e despertam o sonho e a fantasia, fazendo com que cada espectador mergulhe e se insira na história participando ativamente do enredo contado.

APRESENTAÇÕES

A primeira apresentação aconteceu nesta segunda-feira (31) e deve se repetir nesta terça-feira (01) em mais duas oportunidades. A primeira apresentação acontece as 9h e a segunda, no período da tarde, tem início marcado para às 14h.

Lembrando que a turnê do espetáculo já está completando 100 apresentações, e já se apresentou nos estados de São Paulo, Tocantins, Bahia e agora Mato Grosso, passando por cidades como: Carlinda e Rondonópolis, e na próxima semana, vai a Campo Verde e Nova Ubiratã.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet