Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
1 0
:
3 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Jurídico

11/03/2021 - 15:53

Ministro envia ao Pleno ação de Mendes contra RGA do Judiciário

Marco Aurélio pediu a manifestação da Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República

Giro Conti

 

Por Natália Veloso

O ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu para que o Pleno da Corte julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do governor Mauro Mendes (DEM) para barrar lei que dispõe sobre a Revisão Geral Anual (RGA) das tabelas de subsídios dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Em despacho publicado nesta quinta-feira (11), o ministro acionou o artigo 12 da Lei nº 9.868/1999, que estabelece que o relator, em face da relevância da matéria, submeta o processo diretamente ao Tribunal, que terá a faculdade de julgar definitivamente a ação.

Antes, porém, ele pediu a manifestação da Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República, no prazo de cinco dias, sobre a ADI.

“A racionalidade própria ao Direito direciona a aguardar-se o julgamento definitivo”, escreveu Marco Aurélio.

A lei 11.309/2021, de autoria do Poder Judiciário, foi promulgada na segunda-feira (22), após a Assembleia Legislativa derrubar o veto do Governo do Estado contra o benefício.

Segundo os autos, a lei conferiu aos servidores do Poder Judiciário o direito à RGA para o exercício de 2020, no percentual de 4,48%, o qual decorreu da variação do Índice Nacional de Preços do Consumidor.

O governador afirmou que o pagamento pode causar "severos prejuízos ao Estado" uma vez que, segundo ele, impactará os cofres públicos no valor de R$ 36,5 milhões.

Inicialmente, amparado em parecer da Procuradoria-Geral, Mendes procedeu ao veto integral do projeto de lei. Ao vetar o projeto, ele argumentou que a Lei Complementar Federal nº 173/2020 proíbe os estados, municípios e União de conceder qualquer tipo de reajuste aos servidores públicos.

De acordo o governador, caso o Estado descumpra a legislação, que será obrigado a devolver mais de R$ 1 bilhão aos cofres da União pelos recursos emergenciais recebidos durante a pandemia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet