Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/2022 - 09:41

UFMT com a Corda toda retorna ao Teatro na próxima quarta

Da Assessoria
 
O projeto UFMT com a Corda Toda retorna ao palco do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h30, para um grande concerto com repertório variado, incluindo músicas clássicas, barrocas, de artistas nacionais e internacionais. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A apresentação é a primeira presencial do projeto, que também reúne os grupos UFMT em Cordas e Camerata Cuiabana, desde o início da pandemia. Com os casos de covid-19 controlados graças a cobertura vacinal e o contínuo respeito às medidas de biossegurança, o projeto retorna com grandes expectativas.

"Nós temos uma visão de que a formação dos músicos se faz no próprio palco, mas ficamos dois anos longe desse espaço, então estamos super empolgados para ter de novo essa dinâmica de praticar, apresentar, depois voltar para a sala de aula para trabalhar o que precisa ser trabalhado e então voltar para o palco para dividir isso com o público", explica a coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu. 

Durante a pandemia, o projeto continuou com aulas síncronas e assíncronas e investindo em novas formas de construir os laços entre os participantes, aspecto importante da formação, conforme explica a professora Rúbia, uma vez que os instrumentos como o violino e a viola têm um componente social em sua prática.

"Fizemos vídeos conversando diretamente com os alunos, tentando fazer algo mais significativo e contextualizado, e também fizemos aulas em grupo, reunindo as vezes 80, 90, até 100 alunos em uma única sala virtual", conta.

Para essa apresentação o repertório inclui artistas dos períodos clássico, barroco, romântico e também atuais. Entre os compositores selecionados estão Bach, Telemann, Helga e Villa Lobos, além de um arranjo da ópera Carmen.

O Projeto UFMT em Cordas objetiva não apenas a formação de músicos, mas também a disseminação da obra dos grandes compositores da humanidade. Atualmente, são 200 alunos matriculados em aulas de violino, violão, violoncelo, viola e prática de orquestra.

Por causa das medidas de biossegurança em vigor na UFMT, o Teatro tem lotação de 289 pessoas e é obrigatório o uso de máscaras.
 
 Imprimir