Imprimir

Imprimir Notícia

07/03/2022 - 14:10

Rússia impõe novas condições para fim da guerra

Da CNN Brasil
A Rússia impôs novas condições para cessar a guerra na Ucrânia, sugerindo uma mudança da Constituição do país vizinho para resguardar neutralidade em relação à adesão em blocos, além do reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes, afirmou nesta segunda-feira (7) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Uma nova rodada de negociação entre os países ocorreu nesta segunda em Brest, cidade de Belarus, onde foram alcançados alguns avanços em relação à logística dos corredores humanitários na Ucrânia, disse um dos negociadores ucranianos — assista acima ao vivo a cobertura especial da CNN. 

“Continuaram as consultas intensivas sobre o bloco político básico dos regulamentos, juntamente com um cessar-fogo e garantias de segurança”, complementou Mykhailo Podoliyak, conselheiro da Presidência ucraniana, no Twitter.

A abertura dos corredores têm sido um pedido constante do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Os ucranianos, no entanto, alegam que os russos estão tentando manipular a saída dos refugiados para que o destino seja Belarus ou a própria Rússia, e que novos ataques ocorreram.

Em comunicado no domingo (6), as forças russas citaram o líder francês Emmanuel Macron e informaram que não vão atirar em civis.

Segundo um funcionário da Defesa dos Estados Unidos, a Rússia já disparou mais de 600 mísseis desde o início da invasão e estão cercando grandes cidades ucranianas, como Kiev, Kharkiv e Chernihiv.

Destaques das últimas 24 horas
- Pelo menos 1,7 milhão de pessoas precisaram fugir da Ucrânia por conta da guerra, segundo a ONU
- Kremlin impõe novas condições para cessar ataques à Ucrânia, como a mudança da Constituição
- Prefeito de cidade próxima a Kiev morre em ataque
- Zelensky pede por mais sanções e menciona petróleo russo
- Funcionário da Defesa dos Estados Unidos informou que a Rússia já lançou mais de 600 mísseis contra a Ucrânia
- Macron conversa com Zelensky após ligação com Putin sobre usinas nucleares
- Corredores humanitários serão abertos e russos prometem não atirar em civis
- Transmissões de rádio e TV de Kharkiv são interrompidas por bombardeios russos
- American Express, Visa e Mastercard anunciam suspensão das operações na Rússia
- Polícia russa deteve mais de 5 mil pessoas nos protestos antiguerra de domingo
 
 Imprimir