Imprimir

Imprimir Notícia

07/12/2021 - 11:13

Brasileiro está devendo mais a cada mês e a culpa é do cartão de crédito, aponta Serasa

Por Valor Investe

O “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil”, produzido pelo Serasa, registrou a maior alta do ano em outubro. Com 63,4 milhões de brasileiros inadimplentes, o número é o maior desde julho do ano passado, época em que a situação de inadimplência chegou a afetar 63,5 milhões de brasileiros.

De acordo com o estudo mensal, o número de dívidas totais no Brasil registrou uma alta de 2,31% em relação ao mês anterior, totalizando 213.268 milhões de contas. O valor das dívidas também está mais alto. Essas contas têm uma média de R$ 4.000,61 por pessoa e R$ 1.189,38 por dívida.

O segmento de bancos e cartões de crédito segue liderando o ranking das contas responsáveis pela inadimplência, representando 28,70% do total. Na sequência, aparecem as dívidas referentes a tarifas básicas, como água e luz, com 23,5%. O varejo responde por 13%.

O Sudeste (28.577.461) e o Nordeste (15.665.620) concentram o maior número de pessoas negativadas do país. No recorte por estado, São Paulo, Rio, Minas Gerais, Bahia e Paraná concentram o maior número de inadimplentes - mas também, são os lugares com maior volume de dívidas negociadas.

Para Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, apesar da alta do número de inadimplentes, a busca por oportunidades de negociação também aumentou. “Para muitos brasileiros, o primeiro passo para o recomeço é estar com o nome limpo”, comenta a especialista. “E esse é o melhor momento do ano para renegociar sob condições diferenciadas, já que até ontem ocorreu o Feirão Limpa Nome, que com descontos de até 99% já possibilitou mais de 3,6 milhões de acordos”, complementa.
 
 Imprimir