Imprimir

Imprimir Notícia

16/11/2021 - 11:36

Emanuel Pinheiro apresenta pedido de suspensão de liminar para retornar ao cargo

Por Olhar Jurídico

Prefeito afastado de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) entrou na segunda-feira (15), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com um pedido de suspensão de liminar. Objetivo do gestor é barrar a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), proferida pelo desembargador Luiz Ferreira, que gerou afastamento.

Não há detalhes sobre o pedido. O requerimento de suspensão de liminar foi distribuído ao ministro Humberto Martins, presidente do STJ.  Emanuel é alvo da Operação Capistrum, por supostas irregularidades em contratações e pagamentos de verba intitulada Prêmio Saúde.
 
O afastamento do gestor foi estabelecido em ação proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE), em primeira instância, e em decisão de segundo grau.
 
No mérito da ação de improbidade, ainda carente de julgamento, pedido é pelo ressarcimento de R$ 16 milhões, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público.
 
 Fatos supostamente irregulares foram trazidos ao conhecimento do Ministério Público Estadual pelo então Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia.
 
 Imprimir