Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/2021 - 11:58 | Atualizada: 16/09/2021 - 13:51

​Após participação em Tóquio, atletas paraolímpicos de goalball de MT começam se preparar para Jogos de Paris

Por Davi Vittorazzi 

Ana Carolina Duarte e Romário Marques, ambos atletas de goalball, participaram das Paraolimpíadas 2020, em Tóquio, e já visam os próximos jogos que devem ocorrer em 2024 em Paris. Em entrevista à Jenisson Viana e Victor Arias, no programa Por Dentro do Esporte da rádio Conti, os atletas contaram sobre suas experiências nas competições. 
(Confira a entrevista completa no fim da matéria).

Ana Carolina e Romário disputam goalball por times mato-grossenses. Ana na Associação Mato-grossense de Cegos (AMC) e Romário no Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT).

“Agora nós estamos iniciando um novo ciclo. Nós temos que treinar para ficar entre os três no mundial para conseguir uma vaga para Paris”, destacou Romário. O jogador conta que a equipe busca o tricampeonato mundial para o Brasil. 

A seleção masculina conquistou medalha de ouro na competição. O jogo que garantiu a medalha brasileira ocorreu contra a China, com o placar de 7 a 2. Os gols do título foram marcados por Romário (1), Parazinho (3) e Leomon (3).

Enquanto isso, a seleção feminina trabalha para buscar a primeira medalha em Paraolimpíadas. “O Brasil merece essa medalha, todo investimento, toda torcida e toda renúncia que a gente acaba fazendo por querer estar no esporte”, diz Carolina. Ana já participou de 5 edições dos Jogos Paraolímpicos. 

O goalball é um esporte voltado para deficientes visuais. As partidas são realizadas em 2 tempos de 12 minutos e com 3 minutos de intervalo. Cada time tem três jogadores titulares e três reservas.
 
 Imprimir