Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2021 - 15:59

Jovem infectada com variante Delta e 4 pessoas que tiveram contato com ela são monitoradas em Cuiabá

Uma paciente de Cuiabá com suspeita de infecção pela variante Delta do coronavírus e outras quatro pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde nesta semana.

O caso foi identificado na terça-feira (27) em uma jovem de 15 anos, o resultado foi divulgado pelo Instituto de Análises Clínicas (INAC). Os resultados foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (LACEN-MT), e aguardam a confirmação do resultado. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) afirma que a metodologia usada pelo laboratório particular não foi a mesma indicada pelas autoridades de saúde e que, por isso, ainda não é possível confirmar o caso.

O município ficou responsável pelo monitoramento da paciente e das pessoas que tiveram contato com ela. Já o exame ficou sob a responsabilidade do estado.

“Não foi utilizada a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde, que é o sequenciamento genético, portanto, não há como reconhecer o caso como positivo pela referida variante”, diz em nota.

Monitoramento

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães Dias, disse que quatro pessoas tiveram contato com o caso suspeito, sendo apenas uma da mesma família e as outras três apenas de convívio. Todos testaram positivo para a Covid-19 e seguem em isolamento.

A suspeita da variante, segundo Flávia, surgiu da própria família.

“Teve um interesse da família em encaminhar a amostra a um laboratório externo, porque já era a segunda infecção da jovem em um curto período”, explicou.

Foi então que o laboratório privado detectou a variante após análise especifica e comunicou o município, em seguida.

“A Vigilância do município buscou a amostra do exame da paciente e entregou nesta quarta-feira (28) para o Laboratório Central do Estado, que é responsável por enviá-la para um laboratório de referência do Ministério da Saúde para a confirmação do sequenciamento genético”, disse.

Ainda não há data prevista para o resultado da nova análise.
 
 Imprimir