Sábado, 27 de Abril de 2024
1 0
:
2 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

16/12/2022 - 10:16

Prefeito prestigia conclusão de curso do Projeto Gerando Futuros

Giro Conti

Prefeito prestigia conclusão de curso do Projeto Gerando Futuros

Foto: Antônio Carmelo - Gcom

Da Assessoria

O prefeito José Carlos do Pátio, participou na noite desta quinta-feira (15), na sede da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, da entrega de certificados a 25 formandos dos cursos de corte e costura industrial e confeitaria, em uma parceria estabelecida entre a administração e a Associação Luz e Sal da Igreja Sal da Terra.

O objetivo destas parcerias com instituições assistenciais é a qualificação e capacitação profissional de parte da sociedade local em situação de vulnerabilidade social, para que tenham uma qualificação profissional e possam se inserir no mercado de trabalho gerando renda e reforço financeiro para as suas famílias.

Conforme a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Col, a parceria com a associação, está disponibilizando 370 vagas para qualificação. Nesta primeira etapa, 25 pessoas concluíram os cursos com êxito e a partir de agora poderão iniciar o seu próprio negócio ou se inserir no mercado formal de trabalho.

A partir da 2ª quinzena de janeiro de 2023, outras 345 vagas estarão à disposição das pessoas interessadas. No entanto, o acesso aos cursos de qualificação, são realizados somente através dos CRAS que integram a Secretaria de Promoção e Assistência Social, e que fazem a captação e o cadastramento dos interessados, segundo informou a gestora da pasta, Fabiana Rizati.

LINHAS DE CRÉDITO

A Prefeitura tem inovado nesse processo, quando por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Banco da Gente cria linhas de crédito na ordem de R$ 1,5 milhão para financiamento dos maquinários e equipamentos necessários para o pequeno empreendedor capacitado pelas parcerias da Prefeitura dar início ao seu empreendimento.

DESCOBRINDO TALENTOS

Uma prova disso foi a declaração da formanda em confeitaria Marciana Clara de Souza de 41 anos de idade, casada, mãe de dois filhos, e moradora do Residencial São José, que viu no curso de capacitação uma forma de realização pessoal e resgate de sua auto estima, ao descobrir que tinha dom e talento para a culinária, e que já está mudando a sua vida e a de sua família, produzindo alimentos para vender. 

“Concluir esse curso me fez resgatar minha autoestima e confiança de sair de casa. Depois dessa pandemia eu fiquei sem trabalho e estava achando muito difícil voltar pro mercado. Então surgiu a ideia de fazer este curso. Fiz meu cadastro, comecei; me interagi com as colegas e com a professora e fui me abrindo para novos horizontes. Agora não quero mais parar! No início achei que não tinha o dom da culinária, mas descobri que tenho sim! Gostei muito e vou continuar! E quero evoluir cada dia mais. E ainda mais agora que o prefeito abriu esta linha de crédito para a gente poder empreender. Eu já tinha planos de comprar uma batedeira planetária, então com esse incentivo e essa oportunidade, eu vou poder comprar outros equipamentos que facilitam o manuseio e a qualidade dos produtos, e vou poder trabalhar e ganhar o meu dinheirinho e ajudar no sustento da minha família”, disse Marciana.

O pastor Sérgio Henrique Rodrigues Ferreira, coordenador da Associação Luz e Sal definiu a parceria com a gestão municipal como sendo um instrumento de transformação social e de  ajuda as pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho de forma diferenciada, através da capacitação profissional.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet