Domingo, 28 de Abril de 2024
1 3
:
4 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

12/12/2022 - 08:46

Limpurb e SORP realizam operação para remoção de placas e faixas irregulares das avenidas de Cuiabá

Giro Conti

Limpurb e SORP realizam operação para remoção de placas e faixas irregulares das avenidas de Cuiabá

Foto: Davi Valle

Da Assessoria

Uma operação em conjunto entre a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Ordem Pública (SORP) está realizando o recolhimento de placas e faixas instaladas irregularmente em diversas vias da Capital. O trabalho foi iniciado nesta quarta-feira (07) e percorrerá cerca de 30 pontos mapeados pela fiscalização municipal.

A ação tem como objetivo inibir a prática de atos lesivos à conservação da limpeza urbana, conforme estabelecido na Lei Complementar 004/92, que institui o Código Sanitário e de Posturas do Município. Além disso, a atuação ajuda no combate à poluição visual, preservando o embelezamento da cidade e o bem-estar coletivo.

Conforme o artigo 500 da legislação, se enquadra nesta categoria a fixação de publicidade ou propaganda de qualquer natureza divulgada em tecido, plástico, papel ou similares em: postes, árvores de áreas públicas, proteção de árvores, estátuas, monumentos, obeliscos, placas indicativas, abrigos de pedestres, entre outras estruturas públicas.

“Tomamos como ponto de partida a Avenida Dante Martins de Oliveira, nossa popular Avenida dos Trabalhadores. É uma ação que deve durar alguns dias, pois vamos percorrer várias avenidas de todas as regiões. Temos a certeza que, por meio dessa parceria com a SORP, vamos conseguir ter êxito nesse trabalho”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, explica que a operação consiste no recolhimento dos materiais, identificação do proprietário, notificação orientativa e, em caso de reincidência, lavratura de auto de infração. O trabalho é respaldado ainda pela Lei Complementar 443/2017, que também trata da ordenação de anúncios na paisagem.

Outro ponto destacado por Sales é que a população também pode ajudar no combate a esse tipo de prática, por meio da formalização de denúncias anônimas ou identificadas. O procedimento pode ser realizado via telefone (65) 3616-9614, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

“Na verdade, esse combate precisa ser feito de forma integrada entre o Poder Público e a população cuiabana. Respeitamos o direito do comerciante de fazer a propaganda de seu produto ou estabelecimento. Mas, isso deve acontecer em acordo com a legislação municipal, para que a cidade e seus munícipes não sejam prejudicados”, pontua o secretário.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet