Sábado, 4 de Maio de 2024
1 4
:
3 4
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Polícia

19/10/2022 - 10:43 | Atualizada em 19/10/2022 - 11:58

Operação conjunta entre MT e SE cumpre 16 mandados contra crimes de estelionato virtual

Segundo a polícia, a organização criminosa é de Mato Grosso e aplicava golpes em todo o país

Giro Conti

Operação conjunta entre MT e SE cumpre 16 mandados contra crimes de estelionato virtual

Foto: Polícia Civil



Por g1 MT

Na manhã desta quarta-feira (19), durante a Operação ‘Siriema’, a Polícia Civil do estado de Sergipe, com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva, contra crimes de estelionato virtual, em Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo a Polícia Civil, as investigações foram realizadas pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Itabaiana (Depatri), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que aplicava golpes em sites de compra e venda na internet.

Ainda conforme a polícia, a organização é de Mato Grosso e aplicava golpes em todo o país, por meio de clonagem de anúncios de vendas de veículos e faziam toda a negociação como se fossem os próprios vendedores.

A ação busca apreender materiais que possam auxiliar nas investigações, como aparelhos celulares, cartões, documentos e valores que comprovem a atuação da organização criminosa, informou a polícia.

A investigação teve início em agosto de 2021, quando uma homem, morador de Itabaiana, no Sergipe, registrou boletim de ocorrência e disse ter sido vítima de estelionato qualificado por fraude eletrônica. Ele ofertou a motocicleta na internet, em seguida, foi contatado pelo golpista através por mensagem e induzido a entregar o veículo a um terceiro interessado. Com isso, sofreu um prejuízo de aproximadamente R$ 12 mil.

"Nós sabemos que o crime organizado não tem fronteira, por isso a importância desse trabalho integrado entre as forças de segurança, nesse caso, entre as polícias civis dos estados de Mato Grosso e Sergipe, objetivando a repressão de uma organização criminosa que vinha praticando crimes de estelionatos em diversas regiões do país", disse o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Participaram da operação, as equipes da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) e da Diretoria de Inteligência.

Nome da operação

O nome "Siriema" é uma ave do sertão nordestino difícil de ser encontrada, mas que pode ser ouvida à distância. Foi assim que o criterioso trabalho dos investigadores chegou aos criminosos, mesmo distantes do estado de Sergipe.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet