Sexta-feira, 29 de Março de 2024
0 2
:
1 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

01/07/2022 - 09:03

Prefeito anuncia ampliação de locais de testagem da Covid-19 em Cuiabá

A meta é realizar cerca de 120 testes por dia nas novas unidades

Prefeito anuncia ampliação de locais de testagem da Covid-19 em Cuiabá

Foto: Luiz Alves



Da Assessoria
 
O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, durante transmissão ao vivo em  rede social, nesta terça-feira (28), que em razão do aumento significativo na procura por testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar os locais para o atendimento das demandas em decorrência da doença viral, em Cuiabá. 

Atualmente a testagem do novo coronavírus é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas da cidade. Entretanto, a partir da próxima segunda-feira (4), alguns Centros de Saúde Bucal passarão a realizar os procedimentos. São eles, o Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o  Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, bem como as Clínicas Odontológicas do Leblon e CPA II. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade. 

"Vamos colocar pelo menos dois médicos por unidade, a fim de atender a demanda que está grande nas UBS, UPAs e Policlínicas. As unidades atenderão somente pacientes com sintomas gripais. A secretária Suelen Alliend e a equipe da Secretaria de Saúde estão trabalhando para desafogar a rede e atender o maior número de pessoas possível", disse o gestor. 

Somado a isso, será colocado em prática o projeto Equipe Resgate, onde duas vans, compostas por equipes volantes prestarão apoio aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas vão se deslocar até as UPAs no período das 17h às 22h, realizando o atendimento aos enfermos classificados pela triagem com a etiqueta verde - pouco urgente, diminuindo a concentração nestes espaços, podendo estender suas atividades até outros ambientes estratégicos da cidade, como por exemplo, Policlínicas, praças e equipamentos públicos. 

Ainda durante a live, o Chefe do Executivo Municipal aproveitou para fazer um apelo à população que ainda não tomou a segunda dose da vacina, para que procurem o polo mais próximo de sua residência e recebam os imunizantes. Segundo ele, 90% das internações em estágio grave são pacientes que não concluíram o esquema vacinal. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet