Sexta-feira, 29 de Março de 2024
0 7
:
0 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

28/06/2022 - 08:02 | Atualizada em 28/06/2022 - 09:36

Prefeito Emanuel Pinheiro se reúne com feirantes e concede área para abrigar associações da categoria

Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal falou sobre a implantação de melhorias para categoria, como o projeto de padronização e demarcação das feiras livres da capital

Giro Conti

Prefeito Emanuel Pinheiro se reúne com feirantes e concede área para abrigar associações da categoria

Foto: Davi Valle



Da Assessoria
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, se reuniram na manhã desta segunda-feira (27), com representantes da Associação dos Feirantes de Cuiabá e da Associação Homens e Mulheres de Fibra, no auditório do Palácio Alencastro.

Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal falou sobre a implantação de melhorias para categoria, como o projeto de padronização e demarcação das feiras livres da capital. Além disso, o prefeito também anunciou a liberação de uma área onde já existe o Espaço Cultural Silva Freire para a construção da sede que vai abrigar a Associação dos Feirantes de Cuiabá e da Associação Homens e Mulheres de Fibra, que possuem cerca de 1 mil feirantes cadastrados.

“A cidade vive dos que vivem nela e é impossível falar de Cuiabá sem falar dos feirantes e dos artesãos, sem falar da importância deles à  nossa cidade tradicional e culturalmente, inclusive, com foco no desenvolvimento econômico, através do turismo. Os feirantes fazem parte da história dos 300 anos de Cuiabá e devem ser tratados como tal. Estamos implementando a padronização das feiras e temos desenvolvido diversas ações voltadas aos pequenos, uma delas é o Cuiabanco, que vai viabilizar uma linha de crédito ao trabalhador para ajudá-los a crescer. Temos também a reforma e ampliação do Mercado do Porto, ícone da nossa cultura, a tão esperada reforma do Shopping Orla que vem aí. Então, faltava a área para a construção da sede das associações, que precisam e merecem esse espaço”, destaca o prefeito.

“A preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro com o segmento vem lá de trás. Então, por isso trabalhamos para que possamos melhorar as condições, garantindo a oportunidade de melhoria da renda e o fortalecimento da atividade. Um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá é justamente as feiras, por isso, iniciamos o processo para regularizar a associação, planejamos toda uma ação que vem desde a reorganização das feiras, a padronização, demarcação da área, inclusive, projeto elétrico e obviamente, um sonho, que é a construção da sede própria”, acrescenta o secretário Vuolo.

O recurso de R$ 200 mil que será investido na obra de construção da sede foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto – Emanuelzinho, que também reforçou sobre a importância da valorização dos feirantes.

“Todos os dias eu estou rodando, recebendo pessoas de todas as áreas de trabalho do Estado e do Brasil. O tempo todo, aqueles que possuem grandes condições financeiras conseguem uma série de benefícios, já aqueles que mais precisam de apoio ficam a Deus dará. Então, estamos buscando ajudar essa categoria. São muitas coisas a serem feitas, mas tudo aquilo que estiver ao meu alcance para auxiliar cada feirante, cada família e cada trabalhador, para dar mais dignidade e melhor qualidade de serviço, estou à disposição e pode ter certeza que vamos fazer com toda alegria, porque são eles que movimentam Cuiabá”, pontua o deputado.

Para a coordenadora de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Rosilma Tibaldi, uma das maiores representantes da categoria, essa conquista representa a realização de um sonho. “O que está acontecendo hoje é a respostas de um anseio de muito tempo. São trabalhadores que sonhavam com isso, então ter essa sede concedida pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pelo secretário Vuolo é a realização de um sonho”, disse Rosilma.

O presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá, Estamir Amaral, e a presidente da Associação Homens e Mulheres de Fibras, Sônia Freitas, agradeceram a gestão pelo olhar humanizado voltado para a categoria.  “Quero agradecer ao prefeito e ao secretário Vuolo, que ouviram o nosso clamor. Tudo isso se resume no carinho pelo qual eles têm olhado para a nossa categoria. Agradeço também a Rosilma, que é a mãe das feiras. Esse era um sonho muito grande da nossa Associação”, agradece Amaral.

“Agradeço ao nosso prefeito, ao Vuolo que tem nos ajudado tanto até agora, também só tenho a agradecer por tudo que Rosilma fez por nós, muito obrigada a todos”, acrescenta Sônia.

Também participaram da reunião a secretária-adjunta da Secretaria de Turismo, Nilza da Silva Taques, o coordenador do Espaço Silva Freire, Varley Rocha, a presidente do Shopping Orla, Aparecida Ribeiro, e dezenas de feirantes de Cuiabá.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet