Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
1 1
:
4 6
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Esportes

24/06/2022 - 14:01

Gui Santos é escolhido pelos Warriors na segunda rodada do draft da NBA

Jovem ala brasileiro foi selecionado na 55ª posição e não tem contrato garantido de maneira automática

Giro Conti

Gui Santos é escolhido pelos Warriors na segunda rodada do draft da NBA

Foto: Assessoria



Por Redação do ge
 
O ala Gui Santos, do Minas Tênis Clube e da seleção brasileira, foi escolhido pelo Golden State Warriors na 55ª posição do draft 2022 da NBA, realizado na noite desta quinta-feira, em Nova York. Como a escolha veio na segunda rodada (31ª a 58ª), ainda não há contrato garantido. Mesmo assim, os direitos do jovem jogador pertencem agora aos atuais campeões da maior liga de basquete do mundo.

A tendência é que Gui inicie sua trajetória no basquete dos Estados Unidos pela G-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Há ainda a possibilidade de ficar mais um ano no Brasil ou ainda atuar uma temporada em outra liga estrangeira. O jogador não esteve presente no Barclays Center, local do draft, mas comemorou nas redes sociais. Ganhou também as boas-vindas do novo time.

– Estava no quarto já, achei que não ia dar mais. Estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí, meu agente, Aylton, me ligou e disse "vai para sala agora e liga a TV! Conseguimos!". E eu falei "não brinca comigo assim, não". E aconteceu! Eu nem esperava mais… De repente, os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É o melhor presente de aniversário que eu já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos – afirmou Gui, via assessoria. Ele usará a camisa 10.

É improvável que o jovem ala, de 20 anos - completados nesta quarta-feira -, seja incorporado de imediato ao elenco principal dos Warriors. Gui, no entanto, já teve o gostinho de treinar nas instalações do time de Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e companhia recentemente. O Golden State foi uma das dez franquias que receberam o brasileiro para uma atividade antes do draft.


– Treinei bem lá. Me senti muito bem. Encontrei com o Leandrinho também, com quem joguei em Minas. Foi especial. Deixei tudo o que eu tinha nos treinamentos, foi muito intenso. Um período de exaustão, de entrega, mas valeu muito a pena. Tenho que agradecer a muita gente por estar aqui. Tudo que aconteceu na minha vida, tudo foi sempre muito difícil. Viver esse momento é incrível - completou.

Os Warriors também enviaram um olheiro para o Brasil anteriormente, para observar treinos e atuações do jogador de 2,02m e 95 quilos pelo Minas. Em 2021, ele foi eleito Destaque Jovem e Jogador de Maior Evolução do NBB. Em 2022, ganhou o prêmio de Sexto Homem do Ano, com médias de 10,1 pontos, 5,1 rebotes e 2 assistências.

O Brasil já contava com dois atletas na NBA: Raulzinho Neto, que atuou pelo Washington Wizards na última temporada, e Didi Louzada, do Portland Trail Blazers. Gui Santos é o 16º jogador do país a ser draftado. Paulão Prestes, Oscar Schmidt e Marquinhos Abdala passaram pela peneira, mas não chegaram a atuar pela liga. Confira a lista abaixo.

Brasileiros draftados na NBA

2022 – Gui Santos (Golden State Warriors - 55ª posição)
2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1976 – Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição)

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet