Terça-feira, 16 de Abril de 2024
0 4
:
4 6
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

13/06/2022 - 09:22

IBGE abre 128 vagas de emprego em Várzea Grande para o Censo 2022

Giro Conti

IBGE abre 128 vagas de emprego em Várzea Grande para o Censo 2022

Foto: Secom/VG

Por ​Rafaela Maximiano
 
Uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está oportunizando 128 vagas para recenseadores que irão trabalhar exclusivamente no município, na coleta de dados para o Censo 2022.

As vagas são para nível fundamental completo e as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15) no Portal do IBGE. A oportunidade de emprego temporário é para o processo seletivo simplificado complementar (PSS). 

“O Censo é realizado a cada 10 anos e estava previsto para 2020, mas foi adiado nos últimos 2 anos por causa da pandemia da COVID-19 e de problemas orçamentários. O Supremo Tribunal Federal - STF determinou, contudo, que o governo federal realizasse o Censo em 2022 e para isso precisamos da cooperação das prefeituras para ajudar na divulgação, na disponibilidade de locais para realizarmos os treinamentos e outras ações que são fundamentais para todo o processo”, explica o chefe substituto do IBGE em Mato Grosso, Marcio Cavichiolli completando que o apoio do poder público municipal é fundamental para a realização do Censo, principalmente, no trabalho de conscientização da população local para que receba em sua residência um pesquisador do IBGE.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, lembra que em março deste ano esteve reunido com a equipe do IBGE e defende que é através do censo demográfico que o município vai corrigir distorções na partilha dos recursos federais e estaduais arrecadados pelos Governos Federal e Estadual. “Além de gerar emprego e renda, mesmo que temporariamente aos várzea-grandense, os recenseadores darão mais transparência à realidade de Várzea Grande que é a segunda maior de Mato Grosso e a 97ª mais populosa do Brasil e não recebe os repasses de transferência como deveria justamente por não ter um número consolidado de sua população”, disse.

Kalil Baracat ainda pontuou: “A partilha dos impostos arrecadados pelos Governos Federal e Estadual e que pertencem aos municípios levam em consideração a população como quesito primordial, logo se temos uma divergência entre os residentes em nossa cidade, passamos a receber menos recursos do que o correto, por isso o Censo é tão essencial para Várzea Grande e para as demais cidades brasileiras, pois só se faz justiça social contabilizando todos aqueles residentes e que devem ter acesso a educação, a saúde, ao social, a segurança e as obras que garantem qualidade de vida para todos”, frisou o Chefe do Executivo.

Para o prefeito de Várzea Grande uma das melhores formas para promover o desenvolvimento da cidade é através da geração de emprego e renda, tornando o maior número de pessoas economicamente ativos para que o desenvolvimento seja uma realidade.

“Recentemente estivemos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em busca de conhecimento, know-how para que ainda neste ano de 2022 possamos colocar em funcionamento o Parque Tecnológico visando propagar a inovação e o empreendedorismo, sendo atrativo para novas indústrias e a capacitação de mão de obra especializada” asseverou Kalil Baracat.

A SELEÇÃO - Em Mato Grosso foram disponibilizadas 1.691 vagas para recenseadores, sendo 128 para Várzea Grande e, em todo o país 48.535 vagas. Após inscrição gratuita pelo endereço eletrônico https://www.ibge.gov.br, a seleção será feita por análise curricular.

“Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. A divulgação do resultado está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa do valor a ser recebido também no Portal do IBGE. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

TREINAMENTO DE AGENTES CENSITÁRIOS - O Censo Demográfico 2022 inicia em 1º de agosto, mas de 06 a 15 de junho está sendo realizado em Várzea Grande, no Anexo I da Secretaria de Educação Cultura Esportes e Lazer, o treinamento para 25 alunos, entre Agentes Censitários Municipais (ACMs) e Agentes Censitários Supervisores (ACSs).

De acordo com o coordenador Censitário de Subárea, Jairo Souza da Silva, esta é a quinta etapa de treinamento do Censo 2022 e “esses agentes censitários foram contratados pelo IBGE na última semana e serão os instrutores, entre 18 e 25 de julho, dos recenseadores que trabalharão em Várzea Grande".

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet