Terça-feira, 16 de Abril de 2024
0 7
:
2 6
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

06/06/2022 - 10:10

Prefeitura realiza Mutirão do Cadastro Único a partir do dia 7 de junho no bairro Pedra 90

Giro Conti

Prefeitura realiza Mutirão do Cadastro Único a partir do dia 7 de junho no bairro Pedra 90

Foto: Vicente Aquino

Da Assessoria
 
A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, convida a população do bairro Pedra 90 e região para participar do Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico). A ação será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, das 09 às 16 horas, na Escola Municipal Gastão de Matos Muller, 3ª etapa do bairro Pedra 90, em Cuiabá e tem como público alvo aqueles que precisam atualizar ou até mesmo se cadastrar para recebimento dos benefícios concedidos pelo Governo Federal.  Atualmente, 104.034 famílias estão cadastradas em Cuiabá.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

“Essa ação permite a atualização dos dados municipais, pelo qual é possível identificar as principais características desse público, onde há maior concentração, qual seu perfil e quais suas necessidades. Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Podem inscrever as famílias de baixa renda, com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Aqueles que estão no CadÚnico podem acessar diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, bem como: Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de Taxas em Concursos Públicos e outros.

As famílias que se enquadrarem nas rendas acima e ainda não estão inscritas no Cadastro Único ou estão com o cadastro desatualizado, poderão comparecer nas unidades escolares que estão promovendo as ações de cadastramento e atualização e se inscrever ou procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo do domicilio da família.

"O Cadastro Único é a porta de entrada para os programas e benefícios sociais e a ponte para acesso as políticas públicas executadas no município para as pessoas que se enquadram no perfil. explicou a coordenadora do CadÚnico em Cuiabá”, Jéssica Santos.

Para que a família possa ser cadastrada, é importante ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos; para o responsável pela família, deu preferência uma mulher, é necessário o documento de identificação; apresentar documentação pessoal de todas as pessoas da família e comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. No caso de criança ou adolescente, poderá apresentar certidão de nascimento.

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. Há cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados a família.

CRONOGRAMA - A programação seguirá com ações entre os dias 21 e 23 de junho, das 09 às 16 horas, no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. Já entre os dias 28 e 30 de junho , na Escola Municipal- Emeb Herbert de Souza, situada a Avenida Rotatória, s/n - Comunidade Rural Cinturão Verde. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet