Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
0 8
:
2 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

03/06/2022 - 13:09 | Atualizada em 03/06/2022 - 13:13

Secretaria de Saúde alerta para prorrogação das Campanhas contra Influenza e Sarampo

Vacinação vai até o dia 24 de junho

Giro Conti

Secretaria de Saúde alerta para prorrogação das Campanhas contra Influenza e Sarampo

Foto: Davi Valle



Por Cristiane Guerreiro
 
Secretaria Municipal de Saúde avisa a população cuiabana sobre a prorrogação das Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo até o dia 24 de junho, conforme a determinação do Ministério da Saúde. Com início desde o dia 11 de abril, apenas 42.425 pessoas (20,30%) vacinaram contra a gripe e 8.814 pessoas (18,05%) vacinaram contra o sarampo, até o momento. 

A vacinação ocorre das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto naquelas que realizam aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 pediátrica. Na zona rural, estarão abertas as UBS Guia, UBS Aguaçu e UBS Rio dos Peixes. Para vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, a vacinação protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). “É importante a imunização, principalmente com a proximidade da época mais fria do ano, que aumenta ainda mais situações de problemas respiratórios e gripes. A expectativa é que as pessoas se conscientizem e busquem a vacinação. As UBS estão à disposição para atender toda a demanda”, ressaltou.

Públicos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde

Influenza - Trabalhadores da saúde, pessoas a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, professores, profissionais das forças armadas e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, caminhoneiros, profissionais de transporte de longa duração e portuários, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades e deficiência permanente, doença respiratória crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, obesos, imunossupressão, transplantados, trissomias.

Sarampo - Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentes da situação vacinal. A determinação é válida para profissionais de saúde. Para ambas as patologias, os pacientes, sejam eles, adultos e crianças, deverão apresentar o cartão de vacinação normal e contra o coronavírus.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet