Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
1 4
:
3 3
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

30/05/2022 - 08:09

Prefeitura de Várzea Grande inaugura nova Casa de Acolhimento para população em situação de rua

Giro Conti

Prefeitura de Várzea Grande inaugura nova Casa de Acolhimento para população em situação de rua

Foto: Secom/VG

Por ​Kátia Passos
 
A prefeitura de Várzea Grande inaugura, nesta segunda-feira (30), a nova Casa de Acolhimento para população em situação de rua “Rogina Marques de Arruda”.  O local, situado na Rua Espirito Santo, 373, no bairro Nova Várzea Grande, próximo a região Central, possui capacidade para atender até 30 homens e uma família.

Visando manter a característica de uma residência familiar, o espaço físico da Casa de Acolhimento possui quatro quartos, uma sala de estar para convívio e entretenimento, quatro banheiros, uma suíte para família, cozinha de apoio, amplo refeitório, sala de coordenação e administrativo, além de sala de atendimento para equipe técnica - psicóloga e assistente social -, contendo uma extensa área externa.

O coordenador do Centro POP - Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Risco, Fábio Reveles, disse que a unidade é destinada a população de risco e que se encontram em situação de rua, e que desejam ser acolhidos. “A partir do momento em que eles chegam à casa, recebem atendimentos médico tanto no local como pela equipe do Consultório de Rua, do Centro de Atenção Psicossocial, da Unidade de Pronto Atendimento, entre outras unidades de saúde”, explicou.

Já com relação à documentação pessoal, tão logo o usuário seja acolhido, o Serviço Social verifica a situação documental de cada um. Quem não possui, as equipes da Assistência Social providenciam e encaminham para cadastramento nos programas assistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial.

Seguindo a premissa de uma gestão humana e preocupada em avançar nas mudanças necessárias à população que se encontra à margem da sociedade, o prefeito Kalil Baracat pondera que eles recebam um atendimento psicológico individual e em grupo adequado por meio do programa.

“E isso se dá de maneira gradual e de acordo com a complexidade de cada caso. Para os que não têm famílias em Várzea Grande, a Secretaria de Assistência Social fornece passagens para que possam encontrar seus parentes em outros municípios e até fora do Estado”, observou.

SERVIÇOS

O QUE: Inauguração da nova Casa de Acolhimento “Rogina Marques de Arruda” para pessoas em situação de rua.
QUANDO: Dia 30 de maio às 9 horas
ONDE: Rua Espirito Santo, 733, bairro Nova Várzea Grande.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet