Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
0 0
:
4 6
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

23/05/2022 - 06:14

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMT lança edital para seleção de candidatos quilombola

Giro Conti

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMT lança edital para seleção de candidatos quilombola

Foto: Assessoria

Da Assessoria
 
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou nesta quarta-feira (18) o edital para Processo Seletivo Específico da UFMT para Candidatos Quilombolas de Mato Grosso. Ao todo são 145 vagas oferecidas para ingresso em cursos de graduação da UFMT no primeiro período acadêmico de 2022 nos câmpus de Cuiabá, Araguaia, Várzea Grande e Sinop. O edital faz parte do Programa de Inclusão Quilombola (Proinq) e está com inscrições abertas até o dia 12 de junho.

De acordo com o edital e remanescentes das comunidades dos quilombos, grupos étnico-raciais, segundo critérios de autodistribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, definidos no Decreto 4.887/ 2003. Podem participar candidatos que concluíram o ensino médio até a matrícula e que realizem os procedimentos previstos no edital. Candidatos quilombolas que estejam cursando ou já tenham curso em instituição pública de nível superior não concorrem.

As inscrições acontecem a partir do envio de arquivo com o Histórico Escolar do Ensino Médio, documento oficial de identidade com número de CPF para o e-mail proinq.proeg@ufmt.br com o número do CPF e nome completo no campo assunto. Para participar o candidato precisa ter pontuação em uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos cinco anos, ou histórico escolar do ensino médio, e acessar a página de ingresso da UFMT para optar por um único curso e campus de oferta previsto no edital.

A seleção obedece a critérios classificatórios que consideram as notas do candidato no ensino médio, seja pelo histórico escolar, Enem ou outras provas que o candidato tiver realizado. As informações sobre as etapas, como convocações e pré-matrícula on-line estão disponíveis no portal de ingresso da UFMT. As 145 vagas pelo Proinq são distribuídas em 92 para o câmpus de Cuiabá, 13 em Várzea Grande, 25 no câmpus do Araguaia e 15 em Sinop.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet