Quinta-feira, 28 de Março de 2024
1 8
:
3 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

04/04/2022 - 07:05

Projeto ambiental 'LEVO' conscientiza alunos da rede municipal sobre a destinação do óleo de cozinha

Giro Conti

Projeto ambiental 'LEVO' conscientiza alunos da rede municipal sobre a destinação do óleo de cozinha

Foto: Secom-VG

Por ​Fred Nogueira
 
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a indústria BIOMAVI e a empresa Teoria Verde, lançou nesta semana as ações do Projeto Ambiental, Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado – LEVO. As atividades foram iniciadas com a participação dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Profª Irenice Godoy de Campos Silva, localizada no bairro Jardim Imperial.

Para a equipe da Educação Ambiental da Smecel - coordenadora do projeto junto às escolas municipais - a água é um bem finito, precioso e essencial aos seres humanos, fauna e flora, o óleo de cozinha utilizado universalmente em diversos locais para o preparo da alimentação através das frituras, quando descartado de forma indevida na pia, lixo ou diretamente no solo, podem poluir nascentes, rios, causando diversos impactos ao meio ambiente 

“A campanha LEVO tem sido realizada todos os anos nas escolas da rede municipal com empresas parceiras da iniciativa privada para fomentar a destinação correta do produto e sua reciclagem viabilizando a produção de biodiesel, tintas, detergentes, sabão em barra, ração para consumo animal dentre outros produtos” explicou o professor e biólogo Vagner Barros. 

O projeto que tem por base o tripé da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico, vai contemplar em 2022, 15 escolas municipais onde serão desenvolvidos momentos de sensibilização e construção de saberes por meio de metodologias ativas com exibição de vídeo e interação com os alunos.

“Além disso, um grupo de alunos percorrerá o entorno da escola para recolher resíduos recicláveis usando luvas para sensibilizar a comunidade nas adjacências sobre a destinação correta de resíduo, pois lixo no chão, não!” reforçou o professor.

Para o Secretário Silvio Fidélis as várias ações realizadas pela equipe de Educação Ambiental para os alunos e escolas da rede municipal de Várzea Grande são essenciais para a comunidade escolar, na medida em que são as Escolas que preparam alunos como cidadãos conscientes para uma vivência respeitosa com o meio ambiente quando destina o óleo de cozinha usado na rede de ensino para reciclagem.

As escolas que estão recebendo o Projeto LEVO em 2022 são as EMEB’s: Irenice Godoy de Campos, Napoleão José da Costa, Jaime Veríssimo de Campos Jr, Libia da Costa Rondon, Eliza Maria da Silva, Alino Ferreira de Magalhães, Honorato Pedroso de Barros, Prof. Paulo Freire, Juvenilia Monteiro de Oliveira, Vereador Zeno de Oliveira, Apolonio Frutuoso da Silva, Rita Auxiliadora de Campos, Salvelina Ferreira da Silva, Benedita Bernardina Curvo e Manoel João de Arruda.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet