Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
0 7
:
3 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

01/04/2022 - 06:30

Prefeitura adere ao Selo Unicef e promove encontro para crianças e adolescentes

Giro Conti

Prefeitura adere ao Selo Unicef e promove encontro para crianças e adolescentes

Foto: Davi Valle

Por Emily Magalhães
 
A Prefeitura de Cuiabá aderiu ao Selo UNICEF, edição 2021-2024, e, cumprindo o cronograma de ações determinadas no Guia Metodológico, realizou nesta quarta-feira (31), o 2º encontro de apresentação do selo UNICEF a crianças e adolescentes e de composição do NUCA Cuiabá (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Cuiabá). O evento foi realizado no auditório do Palácio Alencastro e contou a participação de estudantes da Escola Militar Dom Pedro II, Escola Estadual Presidente Médici, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), alunas do programa Siminina e Centros de Referências da Assistência Social. 

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao aderir ao Selo UNICEF, a gestão Emanuel Pinheiro assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade, por meio do Comitê Intersetorial, composto pelas secretarias municipais de Educação, Saúde, Governo, Gestão, Comunicação, Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes da sociedade civil organizada e conselheiros tutelares, a fim de realizar e acompanhar as ações determinadas no Guia Metodológico.

No encontro, as crianças e adolescestes foram orientados sobre a importância do Selo UNICEF, além disso também puderam assistir a uma palestra de conscientização sobre o empoderamento de meninas e a promoção da igualdade de gênero, ministrada pela secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca. Ainda durante o evento, foi realizado o cadastramento dos adolescentes na Plataforma interativa U-report.

“O Selo UNICEF está presente em 190 países e possui muita credibilidade porque atua junto aos municípios fornecendo uma metrologia de trabalho, que ao aderir o município deve cumprir algumas ações. Ao final, será avaliado e se houver uma melhoria dos indicadores sociais ele recebe o selo, que é um atestado de qualidade da gestão”, explicou a articuladora do Selo UNICEF de Cuiabá, Mara Lúcia Marques.

O secretário de Governo, Luíz Cláudio Sodré, esteve presente representando o prefeito Emanuel Pinheiro. Ele falou sobre a importância da adesão ao Selo para o engajamento dos adolescentes nas políticas públicas do município.

“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro gostaria de parabenizar a toda equipe que está em busca desse Selo UNICEF. Assim como o prefeito recentemente recebeu a faixa da Abrinq como amigo da criança, no final dessa gestão ele receberá com a digital com a ajuda de cada um dos adolescentes que estão aqui, o Selo UNICF. Porque a política publica que nós idealizamos dentro da Prefeitura não é feita de cima para baixo, é feita da sociedade para o poder público. As ações, projetos e programas da Prefeitura são embrionariamente nascidas da sociedade, assim como esse selo que vai ser conquistado com a digital de cada um”, declarou o secretário.

O mobilizador de juventude indicado pelo gabinete do prefeito, Juarez França, destaca o compromisso da gestão e a alegria de fazer parte do projeto. “Gostaria de agradecer todos os adolescentes que se dispuseram a participar dessa discussão para que juntos possamos conquistar o Selo UNICEF para o nosso município, e mostrar para o Brasil e para o mundo que Cuiabá desenvolve e aplica políticas públicas pensadas para as nossas crianças e adolescentes. Sabemos do compromisso que o prefeito Emanuel Pinheiro tem para com essa pauta, por isso assumo com muita alegria esse desfaio de estar à frente da mobilização da juventude para que mais do que garantir a aplicação recursos, possamos garantir de forma efetiva a participação das crianças e adolescentes na administração pública”, reforçou.

A estudante Amanda Gabriele, de 16 anos, que faz parte do NUCA, também comentou sobre a importância das ações realizadas pelo núcleo. “Eu trabalho como jovem aprendiz na Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias e acredito que os adolescentes precisam ter oportunidades de experiência e, principalmente, focar nos estudos, utilizar a tecnologia a seu favor. O NUCA traz essa possiblidade, ajudando a nos desenvolvermos em vários aspectos e isso é gratificante”, pontuou a estudante.

Também participaram do evento mobilizadores da ação, a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, a Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias (Sarc), a secretária de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá, Elizângela Tenório, representando o presidente Juca do Guaraná, representantes do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) e representantes dos conselhos tutelares.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet