Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
0 8
:
4 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

31/03/2022 - 07:23

Seis novos ônibus irão reforçar linhas dos mais de 30 bairros que integram a região Sul

Giro Conti

Seis novos ônibus irão reforçar linhas dos mais de 30 bairros que integram a região Sul

Foto: Luiz Alves

Por Fernanda Leite
 
Os seis novos ônibus zero km entregues nesta semana pelo prefeito Emanuel Pinheiro irão reforçar as linhas dos bairros que compõe da região Sul de Cuiabá. De acordo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), foi verificada a necessidade de reforçar as linhas que atendem a região. 

Cuiabá conta hoje com 150 novos veículos para o atendimento da população. Todos eles são zero km com wi-fi, espaço para Pessoa com Deficiência (PCD), elevador.  Os coletivos  são projetados para que a operação seja possível nas vias ou corredores exclusivos, contando com quatro portas, sendo duas no nível da rua ou avenida e duas no nível do corredor, além de elevador e rampa de acesso, tornando os veículos 100% acessíveis.

"Entregamos mais seis ônibus zero km todos com ar-condicionado, com espaço para PCD e elevador para cadeirantes. E somando os 144 entregues em agosto do ano passado, são 150 ônibus novos. Isso é conforto, qualidade e segurança à nossa população. Tudo isso só foi possível por causa da licitação do transporte público, eu peitei e fiz. Muitos ex-gestores não tiveram coragem. Hoje 70% da frota de Cuiabá tem ar-condicionado e diminuiu a idade média dos ônibus que até então, estava em 5 anos. Agora, foi para quatro anos e meio. É uma das poucas cidades do Brasil que tem 70% da frota  com  ar. E isso não é luxo, é necessidade. Até dezembro de 2024, eu vou honrar e 100% frota  será climatizada, podem anotar e escrever o que eu estou dizendo", comentou o prefeito.

Por dia, circulam em Cuiabá 360 veículos que atendem a mais de 200 mil passageiros.
O secretário de Mobilidade, Juares Samaniego, destacou que as empresas estão cumprindo à risca as exigências descritas em contrato de concessão dos serviços. "Inicialmente, 50% da frota havia sido renovada. Agora, 52%, um feito inédito. Creio que seja uma das melhores frotas do país. Quero lembrar a população que estamos melhorando os abrigos, tornando  padronizados e melhorando as estações de ônibus. Todas climatizadas. Já iniciamos a reforma inclusive, do terminal do CPA 3 , que será uma estação climatizada", comentou o secretário. 

Bairros da região Sul de Cuiabá: Osmar Cabral - São João Del Rei - Jardim Fortaleza - Santa Laura - São Sebastião -Pascoal Ramos -Pedra 90 - Nova Esperança - Jardim Industriário -Jardim Passaredo -São Francisco -Lagoa Azul -Tijucal - Jardim dos Ipês - Altos do Coxipó - Jardim Presidente - Residencial Coxipó - São José - Parque Ohara - Jardim das Palmeiras -. Jordão - Coxipó -Vista Alegre - Jardim Gramado - Coophema - São Gonçalo Beira Rio- Parque Georgia - Nossa Senhora Aparecida- Jardim Comodoro - Cohab São Gonçalo - Jardim Mossoró - Parque Atalaia -Parque Cuiabá - Zona de Expansão Urbana do Manduri - Área de Expansão Urbana - Distrito Industrial Administrativo.

Licitação:  A renovação é fruto do processo licitatório realizado pela gestão Emanuel Pinheiro, com o intuito de promover a modernização, gerando mais segurança e conforto aos mais de 200 mil usuários atendidos pelos mais de 350 veículos em funcionamento na Capital. A concorrência pública foi dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet