Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
1 7
:
5 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

29/03/2022 - 09:27

Crianças aprendem de forma lúdica a prevenir contra a dengue

Giro Conti

Crianças aprendem de forma lúdica a prevenir contra a dengue

Foto: Assessoria

Por Kátia Passos/Secom-VG
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Ana Rosa da Silva, localizada na região do grande Cristo Rei estão aprendendo como se prevenir da dengue de uma forma bem divertida. A estratégia utilizada pela equipe que integra a Vigilância em Saúde é fazer com que eles conheçam o mosquito Aedes aegypti, e dessa forma ajudem nos cuidados de casa, não deixando recipientes com água parada, que é um foco de criadouro do mosquito. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola. 

“É preciso que nossos alunos se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela, porém é preciso que esses ensinamentos sejam feitos de forma leve e de fácil entendimento. São crianças e ainda não têm maturidade para entender determinados assuntos, mas de forma lúdica e divertida, eles conseguem memorizar e acabam sendo multiplicadores, em suas casas e entre os membros da família”, destacou a Enfermeira Cleonice de Paula. 

A supervisora do Centro de Controle de Zoonoses – setor 1, Rosiane Figueiredo, destacou a parceria com as escolas da Rede Municipal nesse intercâmbio educacional. “É preciso orientar as nossas crianças sobre o mal causado pelos mosquitos, em especial, Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “As crianças são curiosas, e aprendem de forma mais  tranquila, observando as imagens, por isso, nas rodas de conversa, apresentamos os mosquitos, nas telas, com diversos formatos.  Muitas delas olham e outras pedem para tocar no mosquito, num misto de medo e curiosidade”. 

O Gerente Geral do Centro de Controle de Zoonoses, Isac Nassarden, disse que todas as escolas da Rede Municipal estão sendo visitadas, e que esse trabalho atende a todas as idades. “Para os pequenos, a metodologia aplicada é de forma lúdica e com a presença de  participantes caracterizados de personagens animados. Para os alunos com mais idade as palestras são mais explicativas, porém com a apresentação de painéis também com os diversos estágios do mosquito”. 

Isac Nassarden destacou a parceria de trabalho que vem sendo desenvolvida entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “Sabemos que os professores trabalham a temática da dengue em todas as turmas da escola, e nós com essa ação, reforçamos esse aprendizado, estimulando os alunos, ainda que de forma lúdica, a repassar as informações dentro de casa e para todas as pessoas de seu convívio”. 

Para Rosemeire Ferreira da Silva, diretora da EMEB Ana Rosa da Silva, é importante manter essas parcerias, e desta forma estimular o ensino aprendizagem, não só para os pequenos, mas para toda a comunidade escolar para promover a conscientização sobre o combate aos focos do mosquito, dentre outras temáticas. “Além da secretaria de Saúde, temos parcerias com várias instituições não governamentais, e isso é muito importante, porque a escola é um espaço dedicado ao aprendizado. O nosso compromisso é formar bons cidadãos, por isso toda a contribuição e parceria é bem vida”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet