Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
0 4
:
5 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Geral

09/03/2022 - 10:01

Biden anuncia novas sanções à Rússia

Presidente dos EUA afirmou que o objetivo de Vladimir Putin, com a invasão da Ucrânia, é restabelecer a antiga União Soviética.

Giro Conti

Biden anuncia novas sanções à Rússia

Foto: Reprodução



Da BBC News
 
O presidente norte-americano Joe Biden fez um pronunciamento nesta quinta (24/02) em que anunciou novas sanções e limites às exportações da Rússia. Ele afirmou o objetivo de Vladimir Putin com a invasão da Ucrânia é restabelecer a antiga União Soviética.

Biden disse que as sanções vão atingir as elites russas, os principais bancos do país e empresas envolvidas com tecnologia.

Ele afirma que mais da metade da economia global participará da implementação de sanções contra a Rússia. "Nós vamos limitar a habilidade da Rússia de fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes"

"Putin é o agressor, Putin optou por essa guerra e agora ele e seu país vão ter que lidar com as consequências", afirmou. "As ações de Putin mostram uma visão sinistra do futuro do nosso mundo."

No pronunciamento, o presidente norte-americano disse que a invasão russa à Ucrânia foi um ataque "premeditado" há meses por Putin e que o russo tem "ambições muito maiores do que a Ucrânia".

"Ele quer, na verdade, restabelecer a antiga União Soviética."

O presidente norte-americano disse que nesse momento as forças de seu país "não estão e não estarão envolvidas no conflito com a Rússia dentro da Ucrânia, mas sim para defender nossos aliados da Otan".

Em um comunicado, o governo norte-americano informou que quase 80% dos ativos das instituições bancárias russas serão alvo das sanções.

A Rússia iniciou um ataque militar em larga escala contra a Ucrânia, país vizinho ao sul, por ordem do presidente russo, Vladimir Putin no começo desta quinta.

Há relatos de ataques à infraestrutura militar ucraniana em todo o país e de comboios russos chegando de todas as direções.

Veja abaixo uma cronologia do que ocorreu desde o início da ofensiva russa:

Putin ordena ataque
Em pronunciamento televisionado às 05h55 (horário de Moscou), Putin anunciou uma "operação militar" na região de Donbas, no leste da Ucrânia.

Esta área abriga muitos ucranianos de língua russa. Partes dela foram ocupadas e administradas por rebeldes apoiados pela Rússia desde 2014.

Putin disse que a Rússia estava intervindo como um ato de legítima defesa. A Rússia não queria ocupar a Ucrânia, segundo ele, mas iria desmilitarizar e "desnazificar" o país.

Ele pediu aos soldados ucranianos na zona de combate que baixem suas armas e voltem para casa, mas disse que os confrontos são inevitáveis ​​e "apenas uma questão de tempo".

E acrescentou que qualquer intervenção de potências externas de resistência ao ataque russo seria recebida com uma resposta "instantânea".

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet