Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
1 1
:
2 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Bom dia Agro

02/03/2022 - 13:50 | Atualizada em 02/03/2022 - 14:03

Recuperação de pastagens: Empaer orienta pequenos criadores e resultados são excelentes

Uma produtora de Nova Olímpia se tornou referência em manejo de capim braquiária

Giro Conti

Recuperação de pastagens: Empaer orienta pequenos criadores e resultados são excelentes

Foto: Empaer



Do Giro Conti

A propriedade de uma pequena produtora de Nova Olímpia é referência em recuperação de pastagem em Mato Grosso. A pastagem recuperada é um case de sucesso do trabalho dos técnicos da Empaer, empresa que pesquisa e dá assistência técnica para produtores rurais do Estado. A reportagem é do Edy Santiago.

Em cinco meses de trabalho, o pasto de uma pequena propriedade de Nova Olímpia que estava degradado e sem utilidade, foi completamente recuperado pelos técnicos da Empaer. No local foi feito o plantio de Braquiaria. A propriedade pertence à produtora Edna Almeida, que ao perceber que precisava de ajuda procurou a Empaer. 

“Eu não tive nenhum receio de procurar a ajuda dos técnicos da Empaer (...) Os técnicos me deram todo apoio, ajudaram a montar o projeto, o passo-a-passo pra poder preparar a terra junto com o solo para receber a semente", explicou Edna.

Ena Almeida conta que não teve receio de seguir as orientações dos técnicos da Empaer, mas disse que foi desafiador.

“Eu não tive medo nem dúvida, mas agora pra colocar em prática tudo isso é muito desafiador e vem muitos desafios, vem problemas e muitas coisas vem pra nos desanimar, mas a gente tem que perseverar e continuar firme porque o resultado vem”, disse ela.

Ao todo, foram recuperados 11 hectares de pastagem na sua propriedade e os pastos já recebem o gado.

“Já colocamos o gado lá já tem alguns dias pra poder fazer a pastagem e o manejo correto. Investimos em torno de R$ 20 MIL reais pra fazer esses dois pastos. Temos lá quatro pastos, mas ainda deixei dois, um que não tava tão ruim”, explicou. 

A técnica da Empaer, Kathiuscia Chieron que trabalhou na recuperação da pastagem da propriedade da Edna, comenta como estava a área, quando chegaram para fazer a recuperação da pastagem.

“Em outubro de 2020, quando estivemos na propriedade da Edna vimos que o solo estava bastante compactado e muitos anos sem a correção devida. A olho nu dava pra ver que a área estava bem degrada”, relatou Kathiuscia.

Kathiuscia Chieron conta que a primeira coisa que os técnicos da Empaer fez foi escutar o que a proprietária queria fazer na terra e começaram a desenvolver as atividades.

“As primeiras ações da equipe da Empaer foi escutar. Escutar aquilo que ela deseja fazer na sua área. Após uma reunião fizemos um estudo de caso da propriedade dela. Realizamos a coleta do solo, mandamos pro laboratório e com o resultado da análise de solo em mãos realizamos o calcareamento e após o tempo de reação, realizamos a adubação fosfatada. Aguardamos as primeiras chuvas e jogamos as sementes”, disse. 

Depois de recuperado, Kathiuscia Chieron relata como o manejo deve ocorrer, para que o trabalho de recuperação da pastagem não seja perdido.

“Nós opinamos por estar dividindo essa área de pastagem em piquetes, ou seja, pequenas áreas. Com isso, os animais estarão rotacionando garantindo assim um pastejo mais uniforme. A forragem é bem mais aproveitada. Diminui a perda e ocorre melhor distribuição das excreções dos animais, melhorando a ciclagem dos nutrientes no solo (...)”, completou Kathiuscia.


Ouça o programa na íntegra no Spotify:
https://open.spotify.com/show/0c0Cr77Gh4Cgc1lObO61oJ


Ou através do aplicativo da Rádio Conti:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.appcontent.radioconti&hl=pt_BR&gl=US​


O Programa
O programa Bom dia Agro vai ser o seu companheiro no começo das manhãs. De segunda a sexta, das 5h às 6h da manhã, Dejane Arnhold e Sérgio Ferreira, trazem as informações sobre o que acontece no campo de um jeito leve, com linguagem clara, conteúdo de credibilidade e muita música boa. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet