Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
1 3
:
2 7
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Geral

25/02/2022 - 06:40

Rússia amplia invasão na Ucrânia e se aproxima de Kiev

Aconteceu nesta sexta-feira (25): Russos estão perto de entrar na capital; autoridades ucranianas dizem que Putin quer matar o presidente Volodymyr Zelensky

Giro Conti

Rússia amplia invasão na Ucrânia e se aproxima de Kiev

Foto: Reprodução

Por Marcio Tumen Pinheiro, Henrique Andrade, Mathias Brotero e André Rigue da CNN*

No segundo dia da guerra, a Rússia segue ampliando a invasão contra a Ucrânia. Autoridades ucranianas disseram nesta sexta-feira (25) que esperam pelo “dia mais difícil da guerra”. A capital, Kiev, espera pela chegada de tropas russas. As sirenes voltaram a ser acionadas. Assista ao vivo acima a cobertura especial da CNN.

O assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, afirmou que as forças de Kiev estão prontas para a defesa com mísseis antitanque fornecidos por aliados estrangeiros. Novas explosões foram ouvidas na capital nesta madrugada.

Em novo vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu resistência à invasão russa e criticou os aliados da Ucrânia. “Nesta manhã, estamos defendendo nosso país sozinhos. Assim como ontem, o país mais poderoso do mundo olha de longe”, disse Zelensky, parecendo se referir aos Estados Unidos.

“A Rússia foi atingida ontem por sanções, mas não são suficientes para tirar as tropas estrangeiras de nosso solo. Às 4 da manhã, as forças russas resumiram seus ataques com mísseis no território da Ucrânia”, declarou.

Repórteres da CNN em Kiev e Lviv, cidade no oeste do país, ouviram sirenes de ataque aéreo durante vários minutos por volta das 7 horas, no horário local (2 horas no horário de Brasília).

O que de mais importante aconteceu nesta sexta-feira
- Os ataques da Rússia contra a Ucrânia entraram no segundo dia. Putin ordenou que as forças russas invadissem completamente o país por terra, ar e mar
- A capital Kiev se prepara nesta sexta-feira para a chegada de tanques russos. Repórter da CNN relatou som de bombas
- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu mais ajuda dos aliados e disse nesta sexta (25) que os ucranianos estão defendendo o país “sozinhos”
- Países da Europa Central esperam receber pessoas um grande número de pessoas que estão fugindo da Ucrânia
- A Uefa decidiu retirar a final da Liga dos Campeões que aconteceria na Rússia em 28 de maio; Paris foi escolhida para receber o evento
- Em retaliação à decisão do Reino Unido, a Rússia proibiu companhias aéreas britânicas de pousar em seus aeroportos ou cruzar seu espaço aéreo
- Países da Europa acionaram o Artigo 4º da Otan para lançar consultas sobre a situação — o que poderia desencadear uma resposta conjunta
- Níveis de radiação aumentaram após soldados russos tomarem a Usina de Chernobyl
- Assessor do gabinete presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, disse que o objetivo de Putin é matar o presidente Zelenski

Números da guerra
O Ministério de Defesa da Ucrânia afirmou que suas forças armadas infligiram cerca de 800 baixas às forças russas desde que a invasão começou. Entretanto, não ficou claro se esses números são exclusivamente de mortes. Ainda segundo a pasta, 30 tanques, sete aeronaves e seis helicópteros do exército russo foram abatidos.

De cerca de 500 brasileiros que vivem na Ucrânia, 180 procuraram a embaixada brasileira no país para pedir ajuda ou informações, segundo comunicado do Itamaraty. A procura tem aumentando consideravelmente – ontem o número era de 93.

Na Ucrânia, a população se divide entre se proteger em estações de metrô adaptadas como bunkers e tentar sair da região rumo ao oeste. Longas filas se formaram nas principais avenidas de Kiev. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que “cidadãos podem utilizar armas para defender território”.

Matar o presidente
Um dos objetivos da guerra deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia é matar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pessoalmente, de acordo com um assessor do gabinete da presidência do país.

“O cenário básico da operação especial da Rússia é claro. O único objetivo – tomar Kiev e matar as autoridades da Ucrânia, o presidente Zelensky pessoalmente”

Mykhailo Podolyak, assessor do gabinete da presidência do país
Assessores da presidência da Ucrânia disseram que Zelensky ainda está na capital do país.



Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky / Reprodução

Espaço aéreo segue fechado
Por causa dos ataques, o espaço aéreo da Ucrânia continua fechado. Autoridades temem que aeronaves com civis possam ser atingidas por armas russas.

“Devido ao alto risco para a segurança da aviação, a Empresa Ucraniana de Serviços de Tráfego Aéreo (UkSATSe) decidiu fechar temporariamente o espaço aéreo da Ucrânia para a aviação civil”.


Abaixo, confira reprodução da Flight Aware de como foi a movimentação dos aviões na quinta-feira (24):


Espaço aéreo na Ucrânia foi completamente fechado após invasão de tropas russas no país / Reprodução Flight Aware

Radiação em Chernobyl
A agência nuclear da Ucrânia informou que está registrando um aumento nos níveis de radiação do local da extinta usina nuclear de Chernobyl.

Os russos tomaram Chernobyl nesta quinta-feira (24): autoridades ucranianas confirmaram que as forças russas ultrapassaram o local do pior desastre nuclear do mundo.

A Casa Branca condenou a Rússia por “relatos confiáveis” de que funcionários civis da usina de Chernobyl, no norte da Ucrânia, foram feitos reféns.



Usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia / 03/04/2021 REUTERS/Gleb Garanich


0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet