Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
2 3
:
1 4
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Geral

24/02/2022 - 10:28 | Atualizada em 24/02/2022 - 10:41

Rússia ataca Ucrânia pela terra, pelo ar e pelo mar

Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas

Giro Conti

Rússia ataca Ucrânia pela terra, pelo ar e pelo mar

Fumaça no aeroporto militar de Chuguyev, na região de Kharkiv, na Ucrânia

Foto: Aris Messinis/AFP



Do g1

Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes

Ao discursar, o presidente russo fez ameaças e disse que quem tentar interferir sofrerá consequências nunca vistas

Comando militar da Ucrânia afirma que país sofre uma segunda onda de ataques por mísseis

O Ocidente condenou imediatamente a decisão. A ONU pediu que Putin recue e Biden disse que a Rússia escolheu uma guerra de perdas catastróficasuito remota

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, fala sobre a ação militar da Rússia

Prefeito de Kiev diz que estações de metrô podem ser usadas como abrigos antiaéreos
Em Kiev, uma testemunha disse à agência Reuters que ouve-se uma sirene aérea. Mais cedo, foram ouvidas explosões na cidade.

O prefeito da cidade disse que há quatro estações de metrô pelas quais não passam trens que pode ser usadas como abrigos antiaéreos.

A cerca 23 quilômetros da cidade, há uma luta no aeroporto militar de Gostomel


Imagem de uma estação de metrô em Kiev após início de ataques dos russos, em 24 de fevereiro de 2022
Foto: Daniel Leal/ AFP

Biden convoca encontro de Conselho de Segurança
O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, convocou um encontro do Conselho Nacional de Segurança do país nesta quinta-feira (24) para discutir os últimos acontecimentos na Ucrânia.

Uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que, antes da operação da Rússia na Ucrânia, Antony Blinken , secretário de Estado dos EUA (cargo equivalente ao de ministro de Relações Exteriores) afirmou que os EUA não tinham intenção de ter um diálogo sobre segurança com os russos.

É o momento mais sombrio da Europa desde a Segunda Guerra, diz União Europeia
Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, afirmou que os momentos atuais estão entre os mais sombrios desde a Segunda Guerra Mundial.

"A União Europeia vai responder da maneira mais enérgica possível e vai concordar [em aplicar] as sanções mais duras que já implementamos", afirmou ele.

Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica, afirmou algo semelhante: "Esse é o momento mais sombrio desde a Segunda Guerra Mundial".

A Ucrânia pede que os aliados cortem relações diplomáticas com a Rússia, de acordo com a agência de notícias russa RIA.


Militares ucranianos na região de Luhansk, em 24 de fevereiro de 2022
Foto: Anatolii Stepanov / AFP

Mourão diz que Brasil não concorda com invasão da Ucrânia
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (24) que o Brasil não concorda com a invasão da Rússia à Ucrânia.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão.

Polícia da Ucrânia: Rússia fez 203 ataques
A polícia da Ucrânia fez um balanço do número de ataques desde o começo do dia: foram 203. Ainda há combates em quase todo o território, de acordo com a polícia.

Segundo militares ucranianos, mísseis foram lançados da Belarus em território ucraniano (militares russos já haviam invadido a Ucrânia a partir da Belarus).

O vice-ministro da Defesa da Ucrânia afirmou que no leste do país há confrontos militares intensos, e que soldados russos foram feitos prisioneiros.

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou que o país destruiu 74 instalações militares da Ucrânia nesta quinta-feira (24). Entre essas instalações há 11 aeródromos. As informações são da agência russa RIA.

Já o ministro de Defesa da Rússia, Sergey Shoigu, disse aos comandantes russos que os soldados ucranianos devem ser tratados com respeito, de acordo com a agência russa Ifax.


Avião militar ucraniano derrubado no sul de Kiev em 24 de fevereiro de 2022
Foto: Divulgação/Serviço de Emergências da Ucrânia/Via AFP

Ativista de Moscou que convocou protestos é presa
Uma ativista de oposição na Rússia que convocou protestos contra a guerra na Ucrânia afirmou que foi detida pela polícia nesta quinta-feira (24).

Marina Litvinovich, que vive em Moscou, disse que foi detida quando estava a caminho de sua casa. Antes disso, ela já havia feito uma convocação para protestos em diversas cidades da Rússia que aconteceriam ainda nesta quinta-feira.



FOTOS
Bombeiros controlam incêndio em um prédio após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 — Foto: Aris Messinis/AFP
Bombeiros controlam incêndio em um prédio após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia — Foto: Aris Messinis/AFP

Tanques entram na cidade de Mariupol, na Ucrânia, após Putin ordenar uma invasão do país — Foto: Reuters/Carlos Barria
Tanques entram na cidade de Mariupol, na Ucrânia, após Putin ordenar uma invasão do país — Foto: Reuters/Carlos Barria


Homem fica do lado de fora de prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 — Foto: Aris Messinis/AFP
Homem fica do lado de fora de prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia— Foto: Aris Messinis/AFP

Veículos militares ucranianos passam pela Praça da Independência, no centro de Kiev, nesta quinta (24). Sirenes de ataque aéreo soaram no centro de Kiev hoje, quando cidades em toda a Ucrânia foram atingidas pelo que autoridades ucranianas disseram ser ataques de mísseis e artilharia russos — Foto: Daniel Leal/AFP
Veículos militares ucranianos passam pela Praça da Independência, no centro de Kiev, nesta quinta (24). Sirenes de ataque aéreo soaram no centro de Kiev hoje, quando cidades em toda a Ucrânia foram atingidas pelo que autoridades ucranianas disseram ser ataques de mísseis e artilharia russos — Foto: Daniel Leal/AFP
 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet