Quinta-feira, 28 de Março de 2024
1 0
:
1 3
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

17/12/2021 - 15:41

Ex-secretários e advogado tentaram atrapalhar CPI na Saúde de Cuiabá

Célio, Ozenira e Paulo foram indiciados no relatório final da CPI junto com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), incluindo um total de 45 pessoas.

Giro Conti

Ex-secretários e advogado tentaram atrapalhar CPI na Saúde de Cuiabá

Foto: Reprodução

Por Gazeta Digital

Os secretários de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues e Ozenira Félix, e o atual diretor da Empresa Cuiabana de Saúde, o advogado Paulo Sérgio Barbosa Ros, tentaram atrapalhar o trabalho de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos, que foi encerrada na Câmara Municipal no início de dezembro.

Célio, Ozenira e Paulo foram indiciados no relatório final da CPI junto com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), incluindo um total de 45 pessoas. As investigações, de acordo com o documento da Câmara de Vereaadores, constataram a existência de uma organização criminosa na Secretária Municipal de Saúde e direcionamento para contratação de empresas prestavam serviço para a prefeitura.

Conforme o inquérito, Célio e Ozenira tentaram ocultar os documentos que eram solicitados pelo grupo de investigação.

"No curso da investigação, além do Paulo Sérgio Barbosa Rós, já citado, a ex-secretária Ozenira Felix quanto o ex-secretário Célio Rodrigues também agiram claramente com desdenho no atendimentos das solicitações realizadas pela CPI, embaraçando as investigações e ocultando documentos que eram essenciais para produção de provas desta Comissão", cita o documento.

Célio chefiou a Saúde da Capital por 45 dias entre junho e julho deste ano, antes de ser afastado cargo. Em outubro, ele foi preso pela Polícia Federal (PF) durante a Operação Cupincha, após ser apontado em fraudes de licitações com empresas em que o próprio seria sócio oculto e prática de lavagem de dinheiro.

Já Ozenira, foi nomeada para substituir Célio, mas deixou o comando da Saúde no dia 15 de junho. A exoneração, ocorreu em meio aos escândalos dos medicamentos vencidos que foram encontrados do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC).

Conforme o relator da CPI, Marcus Britto Jr (PV), não só os ex-secretários como o atual diretor da Empresa Cuiabana tentaram blindar as irregularidades da Saúde da Capital. Segundo a investigação, Paulo Sérgio teria apagado as gravações do circuito interno de segurança do CDMIC a pedido de Célio.

Todos eles terão que responder por obstrução e tentativa de embaraços à investigação. "Ao longo dos trabalhos observou-se a prática deste crime pelo menos em três ocasiões: 1) ao apagar as filmagens do CFTV do CDMIC, realizada pelo Sr. Gilmar Cardoso da Silva; e 2) ao impedir a extração dos dados de CFTV do CDMIC, determinada pelo Secretário de Saúde do Município à época, Sr. Célio Rodrigues da Silva, e operada pelo Sr. Paulo Sérgio Barbosa Rós; e 3) ao não atender as solicitações realizadas pela CPI, ocultando documentos que eram essenciais para a produção de provas desta Comissão", cita.

Outro lado da Secretaria de Saúde 

- Respalda-se pela probidade administrativa e hipoteca apoio às apurações que visem garantir a transparência dos atos administrativos, bem como ajustar parâmetros já implementados, como é o caso da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apurou a gestão dos medicamentos;

- Lembra que, desde o início das apurações, mostrou-se colaborativa, garantindo acesso aos vereadores ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) por diversas vezes, enviando servidores para prestar esclarecimentos e enviando milhares de páginas de documentos, como na data de 27 de abril, quando foi realizada a entrega de 21 volumes com documentos relativos aos processos de aquisição e parte dos relatórios já produzidos sobre medicamentos com data de validade expirada.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet