Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
2 3
:
2 3
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Esportes

15/12/2021 - 14:56

Atlético-MG se aproxima de "dobradinha" nacional para repetir feito do maior rival

Na história do futebol brasileiro, apenas o Cruzeiro de 2003 conseguiu vencer o Brasileirão e a Copa do Brasil no mesmo ano; Galo de 2021 pode alcançar façanha e ter "Tríplice Coroa"

Giro Conti


Por Portal GE

Ser campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, no mesmo ano, é para poucos. Aliás, somente o Cruzeiro conquistou tal feito no futebol nacional. Nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), o Atlético-MG inicia a volta da final do mata-mata para buscar igualar o feito de 2003 pelo maior rival. É a chance de coroar o maior ano da história do clube.

O Galo matou o jejum de quase 50 anos sem o título do Brasileirão. Comemorou a taça há 10 dias, e foi com a "faca nos dentes" diante do Athletico-PR, após dias e eventos de festa. Venceu no Mineirão por 4 a 0 e colocou uma mão na taça para fazer a "dobradinha" nacional: vencer a Liga e a Copa no mesmo ano.

Há 18 anos, a Raposa de Alex e Luxemburgo venceu o Campeonato Mineiro, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Colocou a chamada "Tríplice Coroa" no escudo. Tradicionalmente no futebol, a coroa é conquistada com título continental, porém. O Galo ficou na semifinal da Libertadores, eliminado invicto. E foi buscar o Brasileiro com a segunda maior campanha da história dos pontos corridos.

Nos 32 anos em que a Copa do Brasil esteve presente concomitantemente com o Brasileiro (desde 1989), por cinco anos um clube bateu na trave para tentar a dobradinha. O Cruzeiro foi o primeiro, em 1998. Foi vice-campeão dos dois troféus, com Levir Culpi no banco. Depois, a Raposa venceria o Brasileiro em 2014 e perdeu justamente para o Galo na decisão da Copa do Brasil.

Entre um "quase" e outro, o Corinthians foi vice do Brasileiro em 2002, quando conquistou a Copa do Brasil no fim do primeiro semestre. Em 2009, o Internacional foi vice duas vezes, para o Corinthians no mata-mata, e para o Flamengo nos pontos corridos. Depois, foi a vez do Vasco da Gama (do diretor Rodrigo Caetano, hoje no Galo) vencer a Copa do Brasil de 2011, mas ser segundo lugar nos pontos corridos do mesmo ano.

2021 já é um ano imortal na história do Atlético. E pode ficar no topo isoladamente. O Galo levou o Brasileiro, foi semifinalista da Libertadores (melhor da fase de grupos) e está na final da Copa do Brasil. Em 2013, venceu o continente, mas foi oitavo dos pontos corridos. Em 2014, venceu o mata-mata, mas foi quinto lugar.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet