Sábado, 20 de Abril de 2024
0 5
:
0 1
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Geral

13/12/2021 - 11:39

Dados da Saúde bloqueados devem ser recuperados até terça (14), diz Queiroga

Ministério da Saúde já havia comunicado que não identificou perda das informações, mas elas continuam bloqueadas

Giro Conti

Por CNN Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (13), que os dados de posse do Ministério que foram sequestrados por hackers serão recuperados até a terça-feira (14). O Ministério já havia comunicado que não identificou perda, mas as informações continuam bloqueadas.

“Acredito que até terça-feira, pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse o ministro. “Nós já sabemos que não houve perda de dados e estamos trabalhando para cada dia esse sistema ser mais seguro”, completou.

Na madrugada da sexta-feira (10), um ataque hacker deixou o portal do Ministério da Saúde fora do ar. O ataque ransomware, como é conhecido, é uma espécie de sequestro de dados que acontece depois de um sistema ser infectado e o programa bloquear os dados, impedindo os detentores das informações de terem acesso.

Decisão do ministro Barroso

Sobre a decisão do ministro Luís Roberto Barroso do STF de tornar obrigatória a apresentação do passaporte da vacina para entrar no país, Queiroga afirmou que uma decisão da Justiça precisa ser acatada, mas que aguarda a palavra final do plenário do Supremo, que deve decidir sobre o caso nesta semana, com julgamento que deve ser iniciado no dia 15.

“É uma decisão do ministro Barroso, ainda vai passar pelo Plenário e o que nós entendemos é que a portaria anterior ela estava consentânea com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas vivemos em um regime democratico, existe a tripartição dos poderes e tem que se observar a decisão, quando houver, da Justiça”, disse Queiroga.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet