Sexta-feira, 3 de Maio de 2024
2 1
:
1 7
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Geral

17/11/2021 - 13:50 | Atualizada em 17/11/2021 - 13:55

Estudantes de Comunicação da UFMT ganham três prêmios nacionais com projeto de podcasts

O podcast está disponível no aplicativo da rádio Conti

Giro Conti

Estudantes de Comunicação da UFMT ganham três prêmios nacionais com projeto de podcasts

Foto: Divulgação


O projeto ÁudioZap Povos da Terra conquistou três prêmios nacionais, sendo este último uma menção honrosa. A produção contou com cinco temas sobre a Covid-19, um a cada episódio do podcast. As principais informações eram faladas em até seis idiomas indígenas e enviadas diretamente pelo WhatsApp das lideranças dos povos originários da região.

Em primeiro lugar, o projeto ganhou na categoria de Inovação do ano no 1º Prêmio UnBcast de Podcasts Universitários, promovido pela Universidade de Brasília (UnB). 

No 10º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos, da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), o projeto ficou em segundo lugar em Práticas Humanísticas. Por fim, uma menção honrosa na categoria de Podcasts do II Prêmio Rubra de Rádio Universitária.

“Esses prêmios são fruto do nosso trabalho intenso que realizamos em meio ao pior pico da pandemia, que foi neste ano de 2021, e enviar informação checada e com precisão na língua indígena para diferentes povos, foi extremamente necessário”, destaca Jenisson Viana, responsável administrativo do projeto.

Em 2020, o ÁudioZap nasceu como projeto de extensão, com a necessidade da Dra. Isabel Taukane em orientar os povos indígenas sobre a prevenção da Covid-19. Neste ano, a produção foi realizada de forma independente pelos estudantes de Comunicação Social, de Jornalismo, Rádio e TV e Cinema e Audiovisual, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, o projeto também foi selecionado no edital da ONG internacional Artigo 19, integrando a campanha #CompartilheInformação e #CompartilheSaúde.

Os podcasts mesclavam narração em português, entrevista de um especialista na área da saúde e a participação dos indígenas. Os roteiros eram escritos pelos estudantes e enviados aos participantes indígenas, que devolviam em áudio no idioma respectivo do seu povo.

Ao todo, foram produzidos 26 produtos neste ano. Em cada episódio eram realizadas até seis versões em idiomas distintos para cada povo indígena. A escolha de cada especialista para ser entrevistado levou em conta a diversidade regional. Nos cinco episódios, o projeto reuniu referências da área da saúde do Norte, Sul, Nordeste e Centro Oeste.

O primeiro episódio discutiu o tema “Variantes brasileiras da Covid-19”, com a médica infectologista Dra. Mariana Croda. No segundo, “Desinformação sobre vacinas”, com o virologista e vice-diretor da Fiocruz da Amazônia, Dr. Felipe Naveca. No terceiro, “Reinfecção da Covid-19”, com a médica infectologista da Unicamp, Dra. Raquel Stucchi. No quarto episódio, “Aumento de contágio por Covid-19”, com o epidemiologista e coordenador do estudo Epicovid-19, Dr. Pedro Hallal. No último episódio, “Como evitar novas pandemias?”, com a médica infectologista Dra. Maria dos Remédios.

Nesta temporada, realizada de forma independente, o projeto contou com a colaboração dos indígenas Luciene Jakomearegecebado, do povo bororo; Tereza Cristina, do povo haliti paresi; Yakari Kuikuro, do povo kuikuro; Mogoxe Bakairi, do povo kurâ-bakairi; Jessica Apadonepa, do povo umutina e Leomir Uri'õ, do povo xavante.
A equipe desta edição foi composta pelos estudantes Camila Aparecida Modesto Rondon, Emília Pewa'u Top'Tiro, Felipe Gleidson Seraine Gonçalves e Silva, Jenisson Edy Viana Bartniski, Luísa Guimarães Gratão, Michael de Souza Esquer e Rogério Antônio de Lima Júnior.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet