Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
2 3
:
4 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Polícia

12/11/2021 - 08:40

Polícia prende gerente de posto de combustível que vendia gasolina adulterada em Cuiabá

O posto estava comercializando gasolina comum com teor de etanol anidro acima do permitido pela legislação

Giro Conti

Polícia prende gerente de posto de combustível que vendia gasolina adulterada em Cuiabá

Foto: PJC-MT

Da Redação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) identificaram um posto de combustível, na Capital, que estava comercializando gasolina comum com teor de etanol anidro acima do permitido pela legislação. A ação foi desencadeada após uma denúncia de adulteração de combustível. 

O trabalho integrado de fiscalização realizado nesta quinta-feira (11.11), resultou na prisão em flagrante do gerente do estabelecimento comercial localizado na Avenida Ipiranga, no bairro Porto. 

Conforme o delegado da Decon, Rogério Ferreira, por lei, o teor máximo de etanol anidro por litro de gasolina é de 27%. Porém, mais da metade do litro da gasolina vendida pelo posto era composta por álcool, constatando que o teor encontrado foi de 54%.

Inicialmente, o homem de 44 anos se identificou como proprietário do posto. No entanto, ao perceber que a adulteração havia sido constatada, ele disse que era apenas o gerente.

A Agência Nacional do Petróleo autuou o estabelecimento, com multa que pode ir de R$ 20 mil a R$ 5 milhões, lacrou três bicos e três bombas e interditou toda a gasolina que estava no tanque do posto.

O delegado explicou que o produto interditado terá que ser encaminhado a uma distribuidora para a sua readequação ou utilização para outros fins. “Já os bicos e bombas de gasolina do posto permanecerão interditados até que os seus responsáveis comprovem que realizaram a retirada adequada da gasolina que está no tanque”, disse Rogério. 

Diante dos fatos, o suspeito foi detido e conduzido até a Decon, onde foi interrogado e autuado em flagrante por crime contra a ordem econômica, com pena de até 5 anos de prisão e multa. Após a confecção dos autos, o preso será apresentado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Balanço

No interior do estado, a Delegacia do Consumidor (Decon), em parceria com o Procon Estadual e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou no mês de outubro, uma ação conjunta para a fiscalização de postos de combustíveis em Mirassol do Oeste (300 km a oeste de Cuiabá).

Durante esta semana, a força-tarefa de defesa do consumidor está nos municípios de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis fiscalizando a qualidade e quantidade do combustível abastecido em diversos postos destas regiões.

“Todas as denúncias encaminhadas à Delegacia do Consumidor de Cuiabá são devidamente apuradas. Neste ano, aproximadamente 40 postos de combustíveis já foram fiscalizados somente na Capital”, destacou o delegado Rogério Ferreira.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet