Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
1 9
:
2 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

15/10/2021 - 15:12

Projeto Amigos da Natureza coleta 4 mil ovos para repovoamento de tartarugas no rio Araguaia

O projeto existe há mais de 20 anos em São Félix do Araguaia

Giro Conti

Projeto Amigos da Natureza coleta 4 mil ovos para repovoamento de tartarugas no rio Araguaia

Foto: CBMMT

Por Davi Vittorazzi

Para garantir a reprodução de tartarugas, o projeto Amigos da Natureza vem realizando ações que colaboram com a segurança dos animais, que vivem situação de risco. O projeto conta com colaboradores do setor público e do terceiro setor, que conseguiu coletar mais de 4 mil ovos de tartarugas.

O projeto existe há mais de 20 anos em São Félix do Araguaia (a 1 mil km de Cuiabá). A preservação da natureza com o repovoamento de tartarugas é realizada no rio Araguaia.

As ações iniciaram no dia 5 deste mês com a construção de um berçário para os ovos de tartarugas coletados no leito do rio Araguaia. Os ovos foram colocados em covas artificiais que permitem o nascimento seguro e controlado. Esses animais sofrem com ações de predadores e ação humana que fazem consumo desses ovos e das tartarugas.

Através do projeto, milhares de tartarugas serão devolvidas para a natureza e repovoarão o rio Araguaia, nas proximidades de Barra do Garças. No total, mais de 4 mil ovos foram coletados.

As tartarugas devem nascer em um prazo de 30 a 60 dias e poderão voltar ao rio. Além disso, o projeto contempla uma horta comunitária e um criadouro de peixes, que dão assistência alimentar para famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social de Barra do Garças.

A ação foi realizada em parcerias, entre eles, Corpo de Bombeirois, Instituto Assis do Araguaia, Prefeitura de Barra do Garças e Marinha do Brasil. Reeducandos do sistema prisional de Barra do Garças também colaboraram na ação.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet