Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
2 3
:
5 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Jurídico

24/09/2021 - 07:14 | Atualizada em 24/09/2021 - 11:41

Justiça desclassifica crime de tortura e Ledur é condenada a um ano em regime aberto

Com a decisão, a tenente ainda mantém cargo no Corpo de Bombeiros

Giro Conti

Justiça desclassifica crime de tortura e Ledur é condenada a um ano em regime aberto

Foto: Reprodução

Por Davi Vittorazzi

Após quase cinco anos da morte de Rodrigo Claro, soldado de realizava treinamento em curso do Corpo de Bombeiros Militar, o Conselho Especial de Justiça condenou a tenente Izadora Ledur a um ano em regime aberto por crime de maus-tratos. 

O julgamento começou na tarde desta quinta-feira, após vários adiamentos. 

O Ministério Público pediu a condenação da tenente pelo crime de tortura. O Promotor de Justiça da13ª Vara Criminal da Capital de Crimes Militares, Paulo Henrique Amaral Motta, disse que a perseguição contra Rodrigo era algo pessoal, já que sabia que o jovem tinha dificuldades físicas.

Ledur não participou do julgamento. 

A defesa, feita pelo advogado Huendel Rolim, alegou que o que foi aplicado ao aluno também foi realizadado com outros soldados e que o intúito era de "ensina-lo". 

Mais pelo fim da noite o julgamento foi encerrado com os votos do coselheros por 3 x 2 favoráveis a condenação por maus-tratos. 

O caso
Rodrigo Claro participava de treinamento de salvamento aquático na Lagoa Trevisan, em Cuiabá. O curso foi coordenado por Ledur.

Conhecida por sua conduta "dura", a tenente teria perseguido o soldado, sabendo da dificuldade que ele apresentava durante o treinamento.

Em uma atividade na água, Ledur realizou "caldos" (afogamento) com o jovem. Rodrigo relatou dores na cabeça e avisou que não iria conseguir terminar o treinamento. Ledur não queria deixa-lo sair. 

O jovem acabou sendo liberado e procurou a unidade de sáude no bairro Verdão. Lá, ele teve várias convulsões.

Rodrigo morreu em 15 de novembro de 2016. O jovem ficou internado por 5 dias em um hospital particular de Cuiabá, quando veio a falecer.

*Atualizada às 11h42


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet