Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
1 8
:
1 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Brasil

20/09/2021 - 09:23 | Atualizada em 20/09/2021 - 10:42

Pfizer entrega 2,2 milhões de vacinas ao Brasil e completa 8,4 milhões de doses em 5 dias

No total, farmacêutica já enviou 78,4 milhões de imunizantes ao Brasil.

Giro Conti



Por Portal G1

A farmacêutica americana Pfizer entrega, neste domingo (19), mais 2,2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Brasil, divididas em dois voos. As aeronaves vão desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Os lotes foram separados em dois aviões com 1.140.750 vacinas em cada um. O primeiro voo chegou às 7h30, enquanto que o outro desembarca às 16h15. Com as remessas, a empresa completa a nova série de entregas de 8,4 milhões de imunizantes em cinco dias. Os outros envios foram feitos na terça, quarta, quinta e sexta-feira.

Até agora, a Pfizer já entregou 78,4 milhões de doses da vacina ao Brasil em 78 lotes. O grupo faz parte dos 100 milhões de imunizantes previstos no primeiro contrato com a farmacêutica, assinado em 19 de março de 2021 com o Ministério da Saúde. A companhia deve concluir esse montante até o final de setembro.

Há um segundo contrato entre Pfizer e governo federal, assinado em 14 de maio, que prevê mais 100 milhões de vacinas entre outubro e dezembro. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Entregas
A Pfizer utilizou o Aeroporto de Viracopos para todas as entregas ao Brasil até agora. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo a Pfizer, as doses enviadas ao Brasil são produzidas em duas fábricas nos Estados Unidos, Kalamazoo e McPherson, além de uma fábrica na Europa, Purrs na Bélgica.

A logística de entrega das doses ao governo federal conta com apoio da Receita Federal, Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Ainda no terminal de Viracopos, equipes da Receita desenvolveram um processo chamado desembaraço sobre nuvens, que permite a antecipação da conferência e liberação da carga - o processo entre a abertura da porta de carga do avião e liberação do caminhão ocorre em até 20 minutos.

Após a liberação em Viracopos, equipes escoltam o transporte rodoviário das doses até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet