Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
1 1
:
5 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

20/09/2021 - 07:54 | Atualizada em 20/09/2021 - 16:47

Governador assina contrato e obras da 1ª ferrovia começa em 2022

Em cerimônia no Centro de Eventos Do Pantanal, Mauro Mendes disse que a parte ‘física’ deve começar no segundo semestre de 2022

Giro Conti


Por Ariana Martins

Destacando ser um dia histórico para o Estado, o governador Mauro Mendes assinou, na manhã desta segunda-feira (20.09), em Cuiabá, o contrato de adesão junto à Rumo Logística S/A para a construção, implantação e exploração de 730 quilômetros da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.

“A partir da assinatura do contrato, nós teremos outra etapa importante, que é o licenciamento ambiental. A Rumo já está com os estudos que há alguns anos vem trabalhando, pois sempre teve muito interesse nesse traçado e apostou nisso. A partir da licença ambiental eles têm até seis meses para iniciar as obras. O licenciamento nós temos a previsão de que ele deve demorar em torno de seis meses, para que possamos cumprir as necessidades legais", disse, durante coletiva à imprensa o governador.

A previsão, segundo Mendes, é que a obra comece no segundo semestre de 2022.

"Muito provavelmente até o início do segundo semestre de 2022, nós já teremos obras efetivamente acontecendo a partir de Rondonópolis rumo a Cuiabá e a partir de Rondonópolis rumo a Nova Mutum e Lucas do Rio verde”, disse o Chefe do Executivo Estadual.

A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.

Ainda nesta segunda-feira, o Governador realiza atos em Nova Mutum (às 15h) e no município de Lucas do Rio Verde (às 18h).

O evento contou com a presenta de senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de Estado, representantes da Rumo Logística, prefeitos e autoridades dos municípios que receberão o traçado da ferrovia. (Com Assessoria)



 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet