Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
2 1
:
0 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Brasil

06/09/2021 - 08:11 | Atualizada em 06/09/2021 - 09:54

Ministro autoriza envio de Força Nacional para combate a queimadas em Mato Grosso

Agentes atuarão no combate a queimadas e incêndios florestais

Giro Conti

Ministro autoriza envio de Força Nacional para combate a queimadas em Mato Grosso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



Por Davi Vittorazzi

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, autorizou o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para combates a queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (03). A portaria que trata do envio de efetivos da tropa federativa estabelece que os agentes empregados nas ações atuarão também em “atividades de defesa civil, defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade [segurança] das pessoas e do patrimônio”.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, avalia que esta é uma parceria que vai dar continuidade ao trabalho bem-sucedido de combate aos crimes ambientais que começou em julho, com o apoio do Exército Brasileiro à Operação estadual Amazônia.

“O reforço da Força Nacional é importantíssimo para Mato Grosso. Contribuiu muito quando esteve no estado no mês de julho, onde alcançamos uma redução de 60% nos alertas de desmatamento em comparação com o mesmo mês do ano passado, intensificando a fiscalização nos municípios que mais desmatam. A expectativa é de que este trabalho conjunto possa nos auxiliar a combater de modo ainda mais efetivo o desmatamento ilegal, os incêndios florestais, e a implementar a política de tolerância zero com os infratores", explica.

Em Mato Grosso, a Força Nacional atuará em todo o território estadual, até o dia 2 de outubro, conforme determina a Portaria nº 372. O prazo pode ser prorrogado, de acordo com a necessidade.

Além de Mato Grosso, o reforço também é destinado para o estado do Amazonas, por meio da portaria nº 363.

Guardiões do Bioma
Segundo a assessoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com as duas novas autorizações de emprego da Força Nacional, sobe para 17 o número de ações em que os agentes da tropa federativa estão participando na Amazônia Legal.

Parte destas ações integra a chamada Operação Guardiões do Bioma. Deflagrada no fim de julho, a operação é parte do Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, cujo objetivo é combater crimes ambientais na Amazônia, Cerrado e no Pantanal, segundo demanda dos governos estaduais.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação conta com a participação dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), secretarias estaduais de Segurança Pública e do Meio Ambiente, além das polícias Militares e Corpos de Bombeiros dos estados.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, só durante o mês de agosto, os servidores que participam da Operação Guardiões do Bioma combateram mais de 5,5 mil incêndios florestais no Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As ações integradas também resultaram, no mesmo período, na prisão de 237 pessoas acusadas pela prática de crimes ambientais. (Com Agência Brasil)

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet