Domingo, 28 de Abril de 2024
1 6
:
0 3
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Jurídico

13/07/2021 - 10:12

Justiça determina vacinação de presos e servidores penais em Várzea Grande (MT)

Imunização desse grupo deve ser realizada em, no máximo, cinco dias, conforme a decisão.

Giro Conti

Justiça determina vacinação de presos e servidores penais em Várzea Grande (MT)

Foto: Valmir Custódio/G1

Da Redação

A Justiça determinou, nesta segunda-feira (12), a prioridade na vacinação de presos e de servidores do sistema prisional em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A imunização desse grupo, conforme determinado pelo juiz Wladys Freire do Amaral, deve ser antes mesmo da população abaixo de 59 anos sem comorbidades.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, disse que os presos do município já estão sendo vacinados e que os trabalhadores penais já foram imunizados há cerca de dois meses. A decisão, segundo ele, será cumprida.

Atualmente, o município está vacinando o público geral de 35 a 59 anos. No último sábado (10), foi aberto o cadastro para as pessoas 30 a 34 anos.

A população carcerária de Várzea Grande é de 243 custodiados, distribuídos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas e no Centro de Ressocialização Municipal.

Na decisão, a pedido da Defensoria Pública, o juiz cita que a prefeitura deve seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI). Dentre os 28 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, esse está em 17º.

“Diante da elevada vulnerabilidade social, estão mais suscetíveis à contaminação por doenças infectocontagiosas, sobretudo pelas más condições sanitárias das unidades prisionais e inviabilidade da prática adequada das medidas de biossegurança, como o uso de máscara facial, a higienização das mãos, com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social, fatores que potencializam a ocorrência de surtos dentro e fora das unidades”, explica Wladys.

O município tem 72 horas para apresentar um plano de ação e cronograma destinado à imunização prioritária dos presos e funcionários penais de Várzea Grande.

Ainda conforme a decisão, a prefeitura começar a imunização desse grupo em, no máximo, cinco dias.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet