Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
1 0
:
5 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

18/06/2021 - 12:52 | Atualizada em 18/06/2021 - 12:55

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado e, portanto, estão impedidos de exercer diversos direitos civis.

Giro Conti

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado

Foto: Reprodução


Da Redação

Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado e, portanto, estão impedidos de exercer diversos direitos civis. Para regularizar essa situação, o eleitor deve acessar o site do TRE e seguir os links: Eleitor e Eleições e Atendimento Digital ao Eleitor. Em caso de dúvida, as 57 zonas eleitorais do Estado podem ser contactadas pelo WhastApp. (Veja aqui a lista).

O eleitor que estiver com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é utilizado para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar ou renovar passaporte; tomar posse em cargo ou função pública; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de licitações, bem como contratar com a administração pública.

O eleitor que estiver no exterior e teve o título cancelado pode regularizar a sua inscrição na repartição Consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade, munido de documento oficial de identificação, ou entrar em contato com o cartório eleitoral, quando retornar ao Brasil.

Possíveis causas do cancelamento

Ausência às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição). Quem não vota por três turnos consecutivos e nem justifica tem o título cancelado.

Também tem o título cancelado o eleitor que é inscrito em município onde ocorreu a Revisão do Eleitorado com cadastramento biométrico. Neste caso, o comparecimento era obrigatório e se ele não atendeu a convocação, sua inscrição eleitoral foi cancelada.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet