Sexta-feira, 3 de Maio de 2024
0 2
:
3 3
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Brasil

01/06/2021 - 16:44 | Atualizada em 01/06/2021 - 16:50

Passageiros que chegam da Índia começam a ser testados para Covid nos aeroportos do RJ

Passageiros com resultados positivos serão isolados em um hotel no Rio e realizarão um teste PCR. Amostras serão encaminhadas para sequenciamento genômico e também para a identificação da variante.

Giro Conti

Passageiros que chegam da Índia começam a ser testados para Covid nos aeroportos do RJ

Foto: TV Globo

 
Por portal G1

A partir desta terça-feira (1º), quem chega ao Rio de Janeiro em voo vindo da Índia precisa ser submetido a exame de detecção de Covid. O Governo do Estado anunciou barreiras sanitárias nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

As autoridades estão em contato com os fiscais dos aeroportos de São Paulo para receberem uma lista com o nome dos passageiros que vieram da Índia e passaram pela capital paulista.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, equipes vão atuar em esquema de 24 horas de prontidão para realizar testes de antígenos. A testagem é obrigatória.

Os passageiros que tiverem testes com resultados positivos serão isolados em um hotel na cidade do Rio e realizarão um teste PCR. As amostras serão encaminhadas para sequenciamento genômico e também para a identificação da variante.

Um morador de Campos, na Região Norte do Estado, já testou positivo para a variante indiana da Covid-19 – ele está em isolamento.

Outras 15 pessoas que tiveram contato com ele estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Saúde. Dessas, 12 são funcionárias do hotel onde ele se hospedou. Eles serão testados esta semana.

Outros dois trabalhadores estavam no mesmo voo. Ambos passaram por testes que apresentaram resultados negativos.

Um outro homem que esteve na Índia e chegou a Campos na sexta-feira (28) testou negativo, mas segue monitorado.

Barreiras insuficientes

Especialistas questionam o fato de apenas passageiros que vêm da Índia passem pela barreira sanitária - segundo a Organização Mundial da Saúde, a cepa indicana já foi encontrada em 53 países, muitos deles com voos diretos para o Brasil.

"Isso não basta para deter a variante indiana. Se quisermos ter uma ação mais efetiva no sentido de postergar a disseminação dessa variante no país, é necessários que ações como essas barreiras sanitárias sejam feitas de forma mais abrangente que apenas para voos vindos apenas de alguns poucos países", explicou o epidemiologista Guilherme Werneck, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Nesta terça-feira (1º), chegou um voo dos Estados Unidos, onde a variante indiana já foi encontrada. Os passageiros desse voo, porém, não precisaram passar pela barreira ou serem testados.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet