Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
0 2
:
1 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Polícia

27/05/2021 - 08:06

Esquema de diplomas falsos é alvo de operação do Gaeco

A quadrilha utilizava nomes de instituições de ensino sérias nos documentos falsos.

Giro Conti

Esquema de diplomas falsos é alvo de operação do Gaeco

Foto: Reprodução

Por Ariana Martins

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Zircônia contra um grupo que fraudava a emissão de diplomas e históricos escolares. A quadrilha utilizava nomes de instituições de ensino sérias nos documentos falsos.

Estão sendo cumpridas 50 ordens judiciais, sendo 19 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e um em Minas Gerais.

Foi determinado o bloqueio de R$ 910 mil e o sequestro de 8 veículos que pertencem aos investigados, além de notificação judicial de medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica).

A organização criminosa falsificava documentos, além de ofertar cursos sem a regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Mesmo sem essa autorização, os integrantes emitiam os certificados de conclusão de ensino superior, muitas vezes utilizando o nome de instituições sérias e credenciadas pelo MEC.

A deflagração da operação “Zircônia” conta com a participação de integrantes do Gaeco da Capital e das unidades regionais de Sorriso, Cáceres e Rondonópolis e apoio do Grupo Operacional Permanente do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco - Criminal) e da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Deccor). O Gaeco é composto por membros do Ministério Público Estadual (MPMT), da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e da Polícia Militar (PM-MT). (Com informações da Assessoria)


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet