Domingo, 28 de Abril de 2024
2 0
:
4 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Polícia

20/05/2021 - 08:27

Gaeco deflagra operação contra cooperativa que pagava propina a políticos em Rondonópolis

Denominada “Esforço Comum”, resultado de investigação instaurada para apurar a contratação da Coopervale para prestação de serviços terceirizados.

Giro Conti

Gaeco deflagra operação contra cooperativa que pagava propina a políticos em Rondonópolis

Foto: Reprodução

Da Redação

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação "Esforço Comum", que tem como a alvo a empresa Coopervale, em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).

De acordo com as investigações, a cooperativa era contratada para prestar serviços a prefeituras, mas depois parte do pagamento era "devolvido" a políticos.

Estão sendo cumpridos 36 mandados de busca em apreensão, 33 em Mato Grosso, um em Japorã (MS) e dois em Guaíra (PR), cidade sede da cooperativa.

As investigações até o momento revelaram que a cooperativa firmou contrato com diversos municípios mato-grossenses e estendeu sua atuação para outros estados da federação. Contudo, há indícios de que houve prévio ajuste para contratação da cooperativa, ao menos junto ao Município de Rondonópolis, que resultou no pagamento de mais de R$ 67 milhões pela prestação de serviços.

 Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o município de Rondonópolis se abstivesse de contratar a Coopervale, em razão de inúmeras irregularidades constatadas no contrato. Além disso, indícios apontam que vários indivíduos são utilizados como prováveis “laranjas” para devolução desses valores para agentes públicos e outros particulares possivelmente que estejam atuando na “lavagem de dinheiro”.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet