Sexta-feira, 29 de Março de 2024
0 2
:
5 1
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

11/05/2021 - 10:59 | Atualizada em 11/05/2021 - 15:53

Mato Grosso suspende aplicação da Astrazeneca em grávidas

Decisão segue orientação da Anvisa, que anunciou a suspensão na noite desta segunda-feira (10.05)

Giro Conti

Mato Grosso suspende aplicação da Astrazeneca em grávidas

Foto: Reprodução

 

Da Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso anunciou que vai atender à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e suspender aplicação da vacina da Astrazeneca em grávidas. A orientação foi feita na noite desta segunda-feira (10), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar de algumas notícias apontarem possíveis efeitos do imunizante neste grupo, a Anvisa não relatou nenhuma situação específica.

A agência ressaltou que a bula atual da vacina da AstraZeneca não recomenda a aplicação em gestantes, e que o uso off label sempre deve ser feito com uma avaliação individual. Os municípios podem continuar a imunização contra a Covid-19 em mulheres grávidas com comorbidades utilizando doses dos imunizantes Coronavac ou da Pfizer.

Em entrevista à rádio Vila Real, na manhã desta terça (11), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou sobre a decisão da suspensão, a fim de preservar a saúde de gestante e bebê. 

A prefeitura de Cuiabá também emitiu nota comunicando a supensão das vacinas em gestantes na capital.

Veja nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

- A coordenação da campanha de imunização contra o coronavírus em Cuiabá decidiu suspender a aplicação da vacina da Astrazeneca/Fiocruz em gestantes, seguindo as recomendações Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

- A coordenação revela que até o momento não teve registro de problemas causados pelas vacinas em gestantes ou puérperas.

- As grávidas e puérperas com comorbidades continuarão a ser vacinadas com a vacina da Pfizer. 


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet