Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
1 6
:
5 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Jurídico

05/03/2021 - 12:37

Supremo julga se barra “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio

O ministro Dias Toffoli concedeu uma liminar em que afirma ser inconstitucional que advogados usem como argumento a defesa da honra

Giro Conti

Supremo julga se barra “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio

Foto: Marcelo Casal Jr | Agência Brasil

Por Ana Claudia Fortes

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta sexta-feira (05) se impede o uso da tese de “legítima defesa da honra” por advogados em casos de feminicídio julgados pelo tribunal do júri.
 
Na semana passada, o ministro Dias Toffoli concedeu uma liminar (decisão provisória) em que afirma ser inconstitucional que advogados usem como argumento a defesa da honra. Na decisão, ele escreveu que esse recurso argumentativo é “odioso, desumano e cruel”, pois visa “imputar às vítimas a causa de suas próprias mortes ou lesões”.
 
Agora, os demais ministros do Supremo julgam se confirmam a liminar. O julgamento é realizado no plenário virtual, ambiente digital em que há um prazo para que os votos sejam publicados na página da Corte. Nesse caso, o fim está marcado para as 00h59 de 12 de março. Até o momento, apenas Toffoli, relator, votou.
 
Até o fim do prazo, a análise pode ser interrompida por um pedido de vista (mais tempo de análise) ou de destaque, que remete o caso para julgamento em plenário físico, cujas sessões estão sendo realizadas por videoconferência, em decorrência da pandemia de covid-19. Ainda assim, a expectativa é que seja confirmada a decisão de Toffoli.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet