Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
0 6
:
2 7
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

01/03/2021 - 12:34 | Atualizada em 01/03/2021 - 14:00

Governador anuncia novas medidas para restringir a proliferação da Covid-19

O estabelecimento ou cidadão que desrespeitar a determinação será multado

Giro Conti

Governador anuncia novas medidas para restringir a proliferação da Covid-19

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Por Ana Claudia Fortes
 
O Governo Mauro Mendes (DEM) anunciou novas medidas restritivas que visam frear o contágio da Covid-19 em Mato Grosso, a exemplo
proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h.

O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (01), após reunião com os Poderes, instituições e prefeitos dos 141 municípios.
 
As medidas valem para todo o estado para os próximos 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.
 
"Temos acompanhado o crescimento da pandemia de perto e o estrangulamento das UTIs. Por isso, somente em janeiro e fevereiro deste ano e agora no início de março, já abrimos 90 novos leitos de UTI para reforçar a nossa estrutura. Somos o estado que mais testa no Centro-Oeste por 100 mil habitantes. Distribuímos as vacinas e estamos tentando comprar de forma direta. O Governo está fazendo tudo o que pode, mas precisamos da ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e essas internações", afirmou o governador.
 
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf, apoiou as novas medidas e ressaltou a importância dos investimentos do Estado no atendimento precoce.
 
"O atendimento do Centro de Triagem na Arena Pantanal tem ajudado muito a diagnosticar a doença e evitar o pior. E essas medidas são muito necessárias e concordo plenamente com elas. São medidas justificadas em função da realidade que temos hoje", ressaltou.
 
O estabelecimento ou cidadão que desrespeitar a determinação será multado. No caso do cidadão a multa será no CPF no valor de R$ 180. A medida começará a valer a partir desta terça-feira (02).
 
Confira as novas medidas:
 
- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados, a proibição será após o meio-dia. Nos domingos, nenhuma atividade será permitida. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências) e indústrias.
 
- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
 
- Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 22h.
 
- O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
 
- Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
 
- Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.
 
- Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet