Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
1 9
:
4 0
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

01/03/2021 - 08:47

“Governador primeiro acerta quando ele faz um amplo debate”, diz presidente da ALMT sobre reunião que definirá medidas restritivas no Estado

Max Russi reconhece que toda decisão tomada será difícil, porém necessária devido situação crítica do momento

Giro Conti

Por Ariana Martins

Em entrevista ao jornalista Lino Rossi, na manhã desta segunda-feira (1º) no programa Giro Conti, o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, ao ser questionado sobre sua expectativa para reunião que o governador fará nas próximas horas, para debater o possível fechamento para conter o avanço da covid-19 no Estado, Russi disse que o amplo debate é a decisão mais acertada para começar a discussão.

“Meu pensamento é que o governador [Mauro Mendes] primeiro acerta quando ele faz o debate. Ele chamou os chefes de poderes, chamou as entidades do comércio, da indústria, chamou também os prefeitos para fazer esse debate.  Nós precisamos encontrar alguma solução, uma solução que eu digo rápida porque não está tendo leito de UTI, a realidade é essa. 90%  está tomado. Não vai ter pobre, não vai ter rico. Às vezes o cara que tem uma condição melhor diz “Ah, mais eu tenho o leito”. Não! Não vai ter o leito pra ninguém, nem para o pobre e nem pro rico”, disse o presidente da ALMT.

Max Russi ainda defendeu que na hora de se falar em fechar ou não, deve-se levar em consideração o momento crítico em que o Estado vive com leitos de UTIS lotados.

“Então a situação chegou num ponto que às vezes a gente fala “sou contra ou a favor de fechar”, mas a hora que a sua mãe, que a minha mãe, que alguém próximo precisar de um leito de UTI e não encontrar, isso será muito triste”, disse Russi.

Russi ainda lembrou que apesar da abertura de muitos leitos pelo governo do Estado,  o momento é crítico e a população também precisa ter consciência e não fazer aglomerações.

“O Estado de MT diferente de outros Estados que montaram hospital de campanha fecharam, e MT não fechou leitos de UTI, mas nós chegamos num momento de stress. Stress da classe médica, que estão há um ano nesse batidão ai. Falta de medicamento até em algumas unidades. Medicamentos mais caros, e muitas vezes não encontrando nem pra comprar. A gente tem que ter consciência que é um momento crítico, nova cepa, contágio mais rápido. E infelizmente muitas pessoas que ainda levam na brincadeira com eventos, com festas, com todo tipo de aglomeração, achando que por ser jovem isso não vai acontecer e acaba levando para dentro de casa, pro pai, pra mãe, pra vó”, lamentou o parlamentar.

Por fim, Max disse que apesar de reconhecer que não está fácil para o empresariado e setores do comércio, a decisão a ser tomada será difícil.

“Toda decisão vai ser uma decisão difícil. O empresariado tá com dificuldade, manter o comércio não tá fácil, o trabalhador está numa insegurança muito grande com medo de perder o emprego, então existe uma problemática muito grande agora, é muito ruim você precisar de um leito de UTI e não encontrar (...) Então, precisamos achar um caminho e acho que o debate é o primeiro caminho, e após esse amplo debate, o governador tomará as decisões com todos os envolvidos e a gente fazer algo pra realmente amenizar enquanto essa vacina não chega. O ideal é que essa vacina chegue logo pra poder imunizar boa parte da população", completou o presidente da Casa de Leis.


Reunião com Governador definirá medidas restritivas

Nesta segunda-feira (1º), o governador Mauro Mendes vai se reunir com representantes dos Poderes, instituições e com os prefeitos de Mato Grosso, via videoconferência, para alinhar novas medidas contra a Covid-19.

A primeira reunião, já em andamento, contará com a participação de secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições.

A segunda reunião, será com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e com os prefeitos dos 141 municípios.

Na última sexta-feira (26), o Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com ação na Justiça de Mato Grosso para que as cidades de Cuiabá e Várzea Grande implantassem, em 24 horas, decretos mais restritivos por 14 dias diante do risco alto de contaminação do coronavírus.

Porém, antes de decidir sobre o pedido MPE, o juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara Especializada em Saúde Pública, convocou os prefeitos Emanuel Pinheiro e Kalil Baracat, os dois do MDB, para um audiência de conciliação.


Atualização da Covid-19

Na tarde deste domingo (28), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 250.889 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.806 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Nas últimas 24 horas foram registrados 363 novos casos da doença e 20 óbitos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (53.729), Rondonópolis (19.483), Várzea Grande (15.888), Sinop (12.883), Sorriso (10.305), Tangará da Serra (9.992), Lucas do Rio Verde (9.336), Primavera do Leste (7.456), Cáceres (5.545) e Nova Mutum (5.064).






0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet