Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
0 9
:
2 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

28/08/2023 - 08:58

Sesp entrega rádios digitais em Vila Rica e conclui substituição de aparelhos analógicos em 100% dos municípios

Aparelho de radiocomunicação digital garante mais segurança às atividades operacionais das polícias

Giro Conti

Sesp entrega rádios digitais em Vila Rica e conclui substituição de aparelhos analógicos em 100% dos municípios

Foto: Sesp-MT



Da Assessoria

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) entregou nesta sexta-feira (25.08), em Vila Rica, a 1.259 km de Cuiabá, 142 aparelhos de radiocomunicação digital para as forças de segurança do município e lançou uma operação integrada de reforço ao policiamento nos municípios da 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que engloba 13 municípios. 

A chegada dos equipamentos na região finaliza a etapa de substituição dos rádios analógicos para os digitais nos 141 municípios. Nesse projeto, o Governo do Estado investiu R$ 90 milhões.   

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Carneiro, destacou que os novos rádios vão equipar as unidades das polícias Militar e Civil, Politec, Corpo de Bombeiro e Sistema Prisional, na região.

Segundo o coronel, a ferramenta digital representa um grande salto na segurança da comunicação das polícias. As forças de segurança podem se comunicar de forma segura, planejar e realizar ações com mais eficiência.

“Com a antiga ferramenta, a analógica, a frequência da polícia podia ser copiada pelos criminosos, um risco de antecipação da presença e das atividades operacionais das polícias”, explicou o secretário de Integração Operacional.

Outro investimento importante do Estado na segurança em Vila Rica é a construção da nova sede do quartel da Polícia Militar.

O município também vai aderir ao programa de monitoramento eletrônico Vigia Mais MT. Já foi feito o cadastro e está em fase de habilitação para receber as câmeras adquiridas pelo Governo do Estado.  

O comandante do 10º Comando Regional, tenente-coronel Noelson Carlos Dias, comemorou a chegada dos rádios digitais, a construção do quartel e o reforço policial.

“Agradecemos ao governador pelos rádios digitais e por fazer com que os investimentos feitos na segurança permitam melhorias na infraestrutura das unidades policiais e operações como essa que estamos realizando aqui na região”, disse.

A operação integrada que teve início nesta sexta-feira nos municípios de Vila Rica e Confresa tem reforço das polícias Civil e Militar e de equipes do Gefron, Polícia Ambiental, Ciopaer e Força Tática.

Durante o final de semana, além do policiamento de rotina, as forças especializadas vão fazer blitzes, abordagens, checagens e outras atividades operacionais em áreas urbanas e rurais.

Ação social 

Em Vila Rica, na Praça da Bíblia, acontece neste sábado (26.08), a primeira Ação Cívico Social (Aciso).

O evento segue até as 16h, com a participação de mais de 20 órgãos e entidades para atender a comunidade.   

Entre os serviços oferecidos estão assistência social, saúde, alistamento militar, emissão da nova identidade, atendimento da receita federal, atividades recreativas e recreação com lanche e sorteio de premiações para participantes (brindes e brinquedos) para as crianças.

Polícia Comunitária 

Nesta sexta-feira (25), também ocorreu o Curso Intensivo de Polícia Comunitária voltado a integrantes das polícias. A “Mobilização Comunitária”, um dos temas da capacitação, abordou, entre outras questões, a importância do trabalho do policial para estimular a participação da sociedade nas ações da segurança pública.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet